Publicado por: Foco na Natureza | 01/03/2015

PANTANAL E SERRA DA BODOQUENA (out/2014) – MS

Serra da Bodoquena-63

LUGAR

Pantanal Sul (Pousada Refúgio da Ilha)  e Serra da Bodoquena – MS

CARACTERÍSTICAS DO LUGAR
Situada no sudoeste do estado do Mato Grosso do Sul, esta região compreende vários pontos de beleza natural onde se pode passar desde as áreas baixas e alagadas do Pantanal, como os belos caminhos pela Serra da Bodoquena, onde estão localizados o Parque Nacional da Serra da Bodoquena e a cidade de Bonito. Nesta parte, a paisagem se mistura entre Cerrado e Mata Atlântica – esta a maior área contínua ainda preservada no estado do Mato Grosso do Sul.
Paisagens, fauna e flora espetaculares que vale uma visita em todas as estações do ano.

COMENTÁRIOS DA VIAGEM
Escolhemos fazer este passeio em setembro, no final do período de seca, época em que os animais estão mais ativos e a paisagem começa a se alterar com o início das chuvas. Época dos ipês amarelos e para-tudo, tingindo a paisagem com sua florada amarelo-ouro. Foi assim que decidimos fazer o roteiro Pantanal (Pousada Refúgio da ilha), Serra da Bodoquena e Bonito.
Nestes dias espetaculares, contamos com o apoio de nossos amigos-guias Manoela Bernardy (manoelabernardy@gmail.com) e Victor do Nascimento, que antes de perfeito na guiagem pelo mundo do pássaros, são pessoas especiais que queremos ter oportunidade de conviver para sempre.
Iniciamos nosso roteiro passando os dois dias inicias na Pousada Refúgio da Ilha, que já conhecemos no outono de 2011. Agora final do inverno, desde a paisagem até os animais se apresentaram de forma diferente. Foram observadas somente na área da pousada, e com a ajuda primorosa da Manoela,  122 espécies e aves, além de ariranhas, lontras, veados, capivaras e catetos. Passeamos por trilhas entre as matas de cerrado, navegamos pelo cristalino Rio Salobrinha, chegando até a Baía Negra, de onde se tem ao fundo os contornos da Serra da Bodoquena.

Refugio_2-098 (1280x905)

Depois de dois dias espetaculares, seguimos em direção à Serra da Bodoquena, onde nos encontramos com o Victor, para então começar a explorar os caminhos que adentram pela Serra da Bodoquena ( o Parque Nacional da Serra da Bodoquena não estava aberto para visitação, então passamos pelas estradas permitidas). Foram aí mais 75 novas espécies de aves em dois dias de grandes caminhadas. Verdadeiro paraíso que está sendo protegido e merece ser mais bem explorado. Beleza cênica, mistura de Cerrado e Mata Atlântica em todo seu esplendor!

Serra da Bodoquena-45

Para finalizar, passamos os últimos dias em Bonito, para percorrer com muita tranquilidade o Buraco das Araras. Já havíamos visitado este lugar em 2000, quando ainda era muito rústico. Agora com uma estrutura turística bem controlada, permitiu que fizéssemos um percurso pelo entorno da dolina nas primeiras horas do dia, onde além do show do voo das araras vermelhas também conseguimos avistar várias outras espécies de aves. Além é claro de poder curtir a tranquilidade do lugar antes da chegada da turma de turistas.

Serra da Bodoquena-57

Bem, nem preciso dizer que foram dias preciosos em nossas vidas, que além das belezas da natureza ainda fomos premiados com a grande companhia de pessoas maravilhosas que são a Manoela e o Victor. Somos muito gratos por terem nos acompanhado nestes dias.

DATA
Este passeio aconteceu no final do inverno, entre 6 a  12 de setembro de 2014.

CLIMA
Final de inverno bem seco e temperaturas bastante elevadas. Algumas pancadas de chuva vieram para refrescar, mas sem atrapalhar nossos passeios.

COORDENADAS
Pantanal Sul – Pousada Refúgio da ilha:  20o 13′ 37” S  56o 34′ 35” W

Serra da Bodoquena:  21o 16′ 00” S  56o 42′ 00” W

FOTOS
Acesse as imagens em: Pantanal Sul – Refúgio da Ilha 2014  e Serra da Bodoquena

Serra da Bodoquena-01Serra da Bodoquena-47
Serra da Bodoquena-44Serra da Bodoquena-40

Anúncios

Responses

  1. Boa tarde meus amigos faz tempo que não uma nova viagem de vocês, eu sempre que posso nos comentários com os amigos sempre elogio o Pantanal o do sul como o do Norte todos são lindos em paisagens e a diversidades de lindas especies, vocês escolheram muito bem o guia o Vitinho ´conhece muito bem a região, em novembro de 2014 estive no pantanal norte com o Geiser Trivelato, e mais dois amigos, ficamos uma semana e conseguimos registrar mais de 70 novas especies até de poder registrar e filmar a onça pintada é um lindo passeio, um abraço e ate o próximo encontro pelo Brasil em Julho próximo vou ao Cristalino sei que estiveram lá já li o roteiro.

    • Oi Adilson! É sempre gratificante ver que vc acompanha nosso blog.
      Estivemos mais uma vez na semana passada no Cristalino e é simplismente um sonho! Os guias são excelentes (Jorge nas outras vezes e Francisco nesta última) e com certeza vc fará belas fotos. Vou completar o post com mais informações. Grande abraço!


Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: