Publicado por: Foco na Natureza | 15/11/2017

Pantanal Nhecolândia – Refúgio Ecológico Araraúna

ararauna-foconanatureza-114.jpg

CARACTERÍSTICAS DO LUGAR

A Pousada e Refúgio Ecológico Araraúna situa-se no município de Aquidauana – MS, aproximadamente 260km de Campo Grande, às margens do Rio Correntoso, um dos formadores do Rio Negro. Esta região é conhecida como Pantanal Nhecolândia, onde pode-se encontrar as formações de baías, cordilheiras, rios, brejos etc. Com a grande variação dos níveis de água, alternando entre períodos secos e úmidos, a paisagem pantaneira nunca é a mesma, mudando todos os anos: leitos dos rios mudam seus traçados e as grandes baías alteram seus desenhos. Nesta viagem, fizemos o trecho de Aquidauana até a pousada com uma aeronave pequena, já fazendo parte do passeio, onde apreciamos essa paisagem única.

COMENTÁRIOS DA VIAGEM

Iniciamos nossa jornada por Aquidauana, onde encontramos  a Manoela Bernardy, não somente uma das melhores guias do Pantanal, como também, após vários encontros, uma grande e carinhosa amiga. Partimos em um pequeno avião da pousada em um vôo de quase uma hora, com um visual maravilhoso desde a Serra de Maracaju até as imensas baías e formações diferenciadas do Pantanal.

Os passeios dentro da fazenda foram maravilhosos: na tarde da chegada fizemos uma trilha a pé pelas matas fechadas e circundamos uma baía bem perto da pousada, onde já deu para ter um contato mais direto com novas espécies de pássaros e curtir toda vegetação própria do Pantanal.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Nos dias que se seguiram, fizemos passeios de barco pelo Rio Correntoso, onde foi possível avistar uma infinidade de pássaros típicos das áreas pantaneiras e de beira de rio.

Ararauna FocoNaNatureza-152.jpg
Um diferencial neste roteiro foi um passeio com um carro-anfíbio, com o qual foi possível atravessar o rio e adentrar por um brejo imenso, com características muito peculiares. Além do mais, foi muito divertido!

Não poderia deixar de mencionar o precioso trabalho do guia Paraguaio, que teve muita paciência, cuidado e dedicação em todos os nossos passeios.
Um caso a parte foram os maravilhosos pratos típicos elaborados e servidos tão carinhosamente pela Regina e Dna. Nereida; saímos de lá com boas receitas que tentaremos reproduzir em casa, mas que com certeza não terão o perfume e o ar do Pantanal. Entre tantos,  o bolo de arroz, a chipa de forminha e os biscoitinhos de pimenta vieram juntos com uma boa lembrança.

DATA

De 17 a 21 de outubro de 2017

CLIMA

Primavera com pouca chuva, ainda com dias muito secos e quentes. Variação da temperatura de 23 a 36ºC, mas a sensação térmica é bem superior no período de 11 e 15horas.

FOTOS

Para conhecer melhor as aves, paisagens e vegetação do Pantanal, acesse o álbum de fotos em:  Pousada Araraúna – Pantanal

Anúncios

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: