Camping e outras dicas

I CAMPING: REFÚGIO SANTA TEREZA – RIO VERDE DE MATO GROSSO / MS


Para quem pensa em fazer um roteiro Parque das Emas – Pantanal, este é um lugar perfeito para uma parada intermediária para descanso e conhecer as bordas do Pantanal.

Localizado ao lado da BR163 – km 719, a 10 km ao sul da cidade de Coxim/MS, o Refúgio Santa Tereza fica dentro de uma área de fazenda, com o Cerrado em recuperação e a área de camping na margem do Rio Taquari-mirim.

Trilhas pela mata, margem de rio com praias de areia branca, sombras das árvores e um imenso gramado formam um belo e aconchegante cenário para apreciar as belezas da natureza. Nesta época (fevereiro/23) o rio estava muito volumoso e um pouco barrento devido à época de intensas chuvas; conforme as informações da Eva e do Diogo (proprietários do Refúgio), assim que as chuvas começam a diminuir, a partir de março ou abril, o rio torna-se cristalino, com formação de piscinas naturais nas pedras das corredeiras.

Um verdadeiro refúgio: natureza e tranquilidade em um camping com ótimas estruturas (água, energia 110 e 220v, cozinha completa, linda área de convivência), limpeza e cuidados diferenciados. Excelente para motorhome de grande porte também. A hospitalidade é mais um ponto alto.
Mais informações no Instagram do Refúgio Santa Tereza.

Mais um lindo lugar para acampar que recomendamos muito!

__________________________________________________________________________________________________

I CAMPING: ALPES GOIANOS ECOTURISMO – CHAPADA DOS VEADEIROS / GO

Um camping completo para receber motorhome em um dos lugares mais lindos do Brasil: a Chapada dos Veadeiros.
Muito bem estruturado, localizado a menos de 500m da Rodovia GO-118 (km197) entre Cavalcante e Alto Paraíso de Goiás, é o lugar perfeito para acampar e conhecer tudo que há de mais belo nesta região.
O Camping conta com pontos de água, energia 220v e local para descarte do tanque de detritos; o local para estacionar é bastante plano e gramado; oclima é sempre bem ameno, pois está a quase 1.300m de altitude.

Fazendo parte da Fazenda Alpes Goianos, com um pedacinho destinado à área de camping, é um lugar de beleza exuberante, com belas cachoeiras, piscinas naturais de águas cristalinas, campos de vegetação nativa do Cerrado com várias trilhas muito bem sinalizadas, que podem ser feitas a pé ou até mesmo de bike.
Com seus limites no Parque Nacional, a fazenda é uma imensa área de Cerrado, sem qualquer interferência agro-pastoril, o que a deixa totalmente preservada, onde se pode constatar pelas águas cristalinas nos vários riachos, piscinas naturais e cachoeiras, todas com trilhas dentro da fazenda e que, muito bem sinalizadas, fazem parte dos imperdíveis passeios.
A receptividade é exemplar, desde o primeiro contato com o Ramiro (62-9405-9696), que passou todas as informações muito bem detalhadas por telefone, a simpatia e entusiasmo do casal de proprietários Alexandre e Eny e a disposição do Dodô, em nos mostrar as trilhas e indicar os passeios pela fazenda.
Indicamos muito este camping para quem quiser conhecer esta lindíssima região. Todos os ítens para uma excelente estadia estão completos neste paraíso.
Para saber mais, entre nos link dos apps: Macamp , Facebook, Instagram e Camping Motorhome Brasil.
Aqui não teria espaço para detalhar todas as maravilhas do lugar!

___________________________________________________________________________________

I CAMPING: POUSADA ECOLÓGICA RANCHO GRANDE – CACAULÂNDIA/RO

A Pousada Rancho Grande oferece uma grande área para acampar com toda estrutura de apoio para motorhome, onde fomos gentilmente atendidos pelo gerente Ceará.

Excelente oportunidade para conhecer a floresta tropical amazônica. Localizada 198 metros acima do nível do mar no município de Cacaulândia – Rondônia, possui uma temperatura média anual de cerca de 28 ºC rodeada por um vale suavemente ondulado de montanhas cobertas por floresta tropical.
Na extensa área preservada é possível fazer passeios pelas trilhas para apreciar as imensas árvores amazônicas, observar aves e ainda descobrir uma infinidade de borboletas que acompanham todo passeio. Na região já foram catalogadas mais de 1.800 espécies de borboletas e mariposas.

Além do encanto, limpeza e cuidados exemplares do camping, passar alguns dias neste recanto foi importante para um descanso no roteiro SP – Acre (junho/2021), com todo cuidado que o momento exige.

________________________________________________________________________________________

I CAMPING: PARQUE ESTADUAL INTERVALES / SP

Agora no Parque Estadual Intervales tem-se a opção de acampar com motorhome. Estrutura bem feita com quatro vagas demarcadas, pontos individuais de água, energia 110 e 220V e despejo de esgotos. Bem próximo às vagas, uma área de convivência com cozinha e banheiros. Tudo novinho.

É uma forma diferenciada de acampar, pois o Parque oferece diversas atividades ao ar livre, como trilhas no meio da Mata Atlântica auto guiadas e passeios em cavernas. É considerado um dos hot-spots de observação de aves mais procurados entre os observadores nacionais e estrangeiros, vindo gente de toda parte do mundo para observar, conhecer ou fotografar as mais de 400 espécies, com boas possibilidades de avistá-las bem de perto. 

Para ter um bom aproveitamento nos passeios e aprender um pouco da imensa diversidade dessa fauna e flora, o melhor é contratar um guia local (sugerimos o excelente guia Betinho – contatos: whatsapp 015 – 9 9643-4443 e-mail: betinhorodrigues091@gmail.com).
Para acampar ou hospedar, deve ser feito o agendamento através do e-mail: reservasintervales@gmail.com.
Se quiser saber um pouco mais sobre o Parque, visite o site oficial da Fundação Florestal. Também pode acessar nossa página deste blog publicado em outros passeios: PE Intervales.


I CAMPING: PARQUE ECOTURÍSITICO DA AREIA BRANCA – TRÊS FRONTEIRAS / SP

Um camping perfeito para passar alguns dias, ainda mais nesta época de isolamento. Muito espaço e estrutura completa para atender tanto acampamento em barracas como motorhomes.
Tivemos a grata surpresa em conhecer este recanto, excelente não só pela estrutura, mas pela simpatia da família que administra o local. Ronaldo, Ludmila, Leonardo e Rafael, sempre de extrema simpatia e dedicação em nos atender, mesmo com todas as restrições impostas pelo momento.
Além dos quiosques com todas as instalações, gramados e jardins, conveniência etc, ainda oferecem vários equipamentos de aventuras, como tirolesa, arvorismo, parede de escalada, trilhas na mata ao longo da represa limitando o camping. Para quem gosta de aventuras e pesca, tem ali um lugar com muita diversão.
Como nós não temos mais este foco, damos mais atenção à tranquilidade, passeios pelas trilhas e ao longo da represa.

Além disso tudo, um lugar especial para fazer novos amigos: cada um com suas histórias, sempre alegres e divertidos, os quais queremos ter a chance de reencontrar neste e em outros recantos por aí.
Recomendamos muito este camping, que tem um diferencial em qualidade, o qual deveria ser referência nesta modalidade no Brasil.
Vale ler os comentários no site MaCamp, onde também pode ser verificado todos os itens disponíveis.
Aguarde-nos, pois retornaremos em breve!!

______________________________________________________________________________________________

A TERAPIA DA NATUREZA

Sabe aquela sensação de prazer e alegria que você sente quando está em contato com a natureza? Pois é, achávamos que era apenas porque estávamos na boa, passeando; mas pode ser que não seja apenas isso!

vaccae

Pesquisas recentes mostram que existe uma bactéria, a mycobacterium vaccae, ou m. vaccae, ocorrendo só na natureza e é chamada por alguns de “prozac natural”, que quando naturalmente aspirada dá essa sensação de calma que estamos falando.

Pesquisa realizada nos EUA comprovaram que ratos de laboratório, que quando inoculados com a m. vaccae, aumentam os níveis de seratonina, que é um neurotransmissor, reduzindo o stress; houve melhora a cognição, fazendo com que esses ratos passassem duas vezes mais rápido pelo labirinto, ou seja,  tornando-os mais espertos! O efeito da m. vaccae não foi mais tão perceptível nos ratos após 5 semanas.

TRILHA
Caminhada do Foco na Natureza. Foto: Públio Rodrigues

No Japão já existem tratamentos do tipo Terapia Florestal, no qual os pacientes são mantidos em contato direto com a natureza, beneficiando-se do poder não só da m. vaccae, mas também de outros efeitos positivos, como ar, a visão lúdica da mata, os animais e tantas coisas mais. São particularmente eficientes no tratamento da depressão que aflige principalmente os habitantes dos centros urbanos.

Seu nome vem do latim vacca, pois foi inicialmente encontrada na Áustria em, acredite, esterco de vaca! Portanto, mães e pais urbanos e neuróticos com limpeza: deixem seus filhos brincarem na terra e até um cocozinho de vaca vai fazer bem!

Brincadeira à parte, para termos ideia da sua importância, a m. vaccae vem sendo pesquisada para produção de vacinas para diversas doenças, incluindo imunoterapia para asma, psoríase, eczemas, tuberculose, hanseníase, câncer etc. 

Quem quiser se aprofundar mais no que a natureza pode fazer pela nossa saúde, leia “O Princípio da Natureza”, de Richard Louv (Ed. Cultrix); a Wikipédia (em inglês) traz também um texto sucinto e bem referenciado sobre o tema. Bons passeios!


INSTITUTO INHOTIM – BRUMADINHO /MG


Abrindo um parêntese para falar sobre arte, porém não menos ligada à natureza, uma visita ao Instituto Inhotim, em Brumadinho/MG é uma surpreendente interligação de jardins e paisagens botânicas com as obras de arte contemporânea.

Em cada instalação é uma surpresa para nossos sentidos. Não precisa ser um conhecedor de arte, basta deixar todos os sentidos livres para se ter surpresas, decepções, medos, alegrias, dívidas…tudo muito instigante.

Percorrer os jardins com uma rica flora paisagística, ouvido o som dos pássaros (o soldadinho nos acompanhou boa parte do passeio), se surpreender com a instalação de Adriana Varejão, com a laje de sua galeria repleta de azulejos com pinturas de vários pássaros brasileiros, ouvir o som da terra a uma profundidade de 200m na instalação de Doug Aitken e muitos outros momentos que devem ser descobertos por si só.

Indico que tenham o menos informação antecipada possível e deixe a curiosidade de lado, para poder se surpreender a cada ponto de visitação. Um passeio imperdível!


FLORES DO CERRADO

Foto: Públio Rodrigues

As flores do Cerrado são sempre muito coloridas, contrastando com os tons de verde das folhas e o marrom do solo.

De longe, em toda sua paisagem podem ser admiradas pelas suas cores e formatos atraentes. No álbum de fotos Flores do Cerrado algumas delas podem ser observadas. Impressiona quando se passa por uma área que sofre com queimadas e a rapidez com que se recupera; e as flores são as primeiras que se destacam.


MONUMENTO NATURAL DOS PONTÕES CAPIXABAS – ES

Foto: Públio Rodrigues

Continuando nosso roteiro pelo Espírito Santo, saindo da Reserva da Vale próximo a Linhares e percorrendo aproximadamente 165km na direção oeste do estado do Espírito Santo, encontramos mais uma relíquia da natureza: o Monumento Natural dos Pontões Capixabas, no município de Pancas.

Um conjunto de vários incelbergs (morros no formato de “Pão de Açúcar”) parecem brotar do solo, conferindo á paisagem uma beleza singular. O paisagista Burle Max, nas década de 50, considerou esta região como o lugar mais belo do mundo, com uma série de pegmatitos com mais de 500m de altura.

A região é um notável agrupamento de maciços de granada-biotita granito, moldadas por processos intempéricos e erosivos, de grande apeloênico para a geologia e geomorfologia (Ferreira ET AL, GREGEM/DEGEM/UFES).

Estes pontões formam vales fluviais alongados e encaixados, com relevo bastante abrupto, que criam condições peculiares para a floresta, em função de sombreamento, profundidade variável do solo e disponibilidade de água.

Esta formação tão interessante e com um conjunto quase único no Brasil compõe uma bela paisagem, que pode ser admirada a partir do topo de uma das elevações de frente para a borda ao sul. Melhor ainda se tiver a sorte, como tivemos, de estar neste lugar em noite de lua cheia.

Além do visual espetacular, também vale a pena passar algumas horas na Fazenda Sthur, tomar um cafezinho com o casal de pomeranos, remanescentes da extinta Pomerânia e ouvir as histórias da formação da comunidade, luta pela preservação dos costumes e da natureza.

Para mais fotos, acessar pelo link Monumento Natural dos Pontões Capixabas. Vale pela beleza e curiosidade.


RPPN VALE DAS ARARAS – CAVALCANTE/GO

Depois de passar alguns dias na Terra Ronca, nordeste de Goiás, iniciamos nosso retorno para casa passando pela reserva e pousada e RPPN Vale das Araras, em Cavalcante-GO.

Exemplo de sustentabilidade e respeito ao meio ambiente, a reserva conta com trilhas muito bem cuidadas, com uma delas levando até à bela cachoeira de São Bartolomeu. No percurso das trilhas, vários pontos de observação de pássaros que nidificam na área da reserva.

Várias coisas nos chamaram a atenção neste lugar (precisamos voltar com mais tempo), mas a questão do respeito ao meio ambiente foi maior: um pequeno exemplo de como é fácil colaborar com a saúde e bem estar das pessoas sem agredir o meio ambiente: fornecem água potável e filtrada (mesmo que seja captada em poço da própria reserva), nos permitindo beber o que nos é mais precioso e necessário para nosso organismo, sem precisar utilizar as famigeradas águas engarrafadas em plástico.

Parabéns ao Richard pela iniciativa e que se torne exemplo e seja copiado por todos.

Mais algumas fotos pela passagem deste belíssimo lugar, ver no link RPPN Vale das Araras – Cavalcante/GO.


CACHORRO-DO-MATO VINAGRE (Speothos Venaticus)

Foto: Públio Rodrigues

No dia 24 de dezembro de 2013, levantamos cedo para passarinhar. Estávamos em nosso sítio, localizado a apenas 15 km de Alta Floresta (MT), já na região amazônica. Trata-se de uma pequena área, formada predominantemente por mata secundária preservada e em recuperação, cercada por pastos e plantações.

Caminhávamos ao longo da estrada de acesso, distraídos com um pequeno bando de tizius, quando a Silvia me chamou a atenção para o que me pareceu à primeira vista, três cachorros.

Olhando atentamente com o binóculo, pudemos constatar que não eram animais domésticos e procurei registrá-los da melhor maneira possível, embora estivessem relativamente afastados. nos pareceu ser uma família, pois um deles parecia ser menor, podendo ser um filhote.

Eles correram rapidamente atravessando a estrada, entraram em uma plantação de milho, retornando alguns minutos depois para, em seguida, retornarem para a mata. De imediato não conseguimos identificá-los, mas depois com a ajuda dos nossos genros Eduardo e Rodrigo, ambos biólogos, foram identificados como Cachorro-do-mato Vinagre (Speothos Venaticus).

De hábitos noturnos, são raramente visto, principalmente em plena luz do dia. Sabemos que existem vários projetos em universidades para localizar e identificar esta espécie pelo Brasil e, devido às grandes alterações das matas nativas, estão cada vez mais difícil encontrá-los.

Conversando depois com nossos vizinhos, agricultores que estão lá há muito tempo, nos informaram que nunca tinham avistado esses animais. De fato fomos privilegiados. Um verdadeiro presente de Natal!


ATACAMA E SALAR DE UYUNI

Foto: Públio Rodrigues

– A travessia pelo salar de Uyuni é indescritível. Transita-se por um mar de sal, com alguns trechos com uma camada bastante fina de água, onde formam-se desenhos belíssimos.

– O contraste é muito grande entre os belos hotéis e a precariedade da cidade. Mas não se impressione, pois a partir deste lugar pode-se conhecer lugares espetaculares como os Geiseres de Tatio, Vale das sete cores, lagunas altiplânicas e o próprio deserto de Atacama.

– Não se limite a ir direto para os pontos turísticos: aproveite cada instante no percurso de ida e volta (as paisagens diferem-se a cada ponto de vista); observe a fauna e flora, com características bastante peculiares da região.

– Para se chegar até o salar foram praticamente dois dias de viagem, com muitas paradas pelo caminho. Nem precisa dizer que a imagem é de tirar o fôlego e ficar hospedado em um hotel de sal com a vista para todo o salar foi um presente especial. Leia mais…

PERÍODO DA VIAGEM: Outono – de 29 de abril a 8 de maio de 2011.

CLIMA: O clima é extremamente seco com temperaturas nesta época variando de -12°C a noite (de madrugada saindo para o Gêiser del Tatio) chegando a quase 30°C durante o dia.

3 comentários em “Camping e outras dicas

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s