Publicado por: Foco na Natureza | 05/01/2016

MORRETES –PR

Morretes-51

CARACTERÍSTICAS DO LUGAR

Morretes é uma pequena cidade do Paraná, que possui vários encantos naturais. Muito além de ser a cidade do Barreado (prato típico da região), como é mais conhecida, está cercada de diferentes formações naturais, o que lhe confere um grande atrativo para quem curte estar imerso na natureza. Aos pés da Serra do Mar, está cercada por rios, cachoeiras, vegetação abundante de mata atlântica, montanhas, praias e restingas. Enfim, uma grande região a ser explorada e visitada com mais frequência para se poder conhecer mais de suas belas paisagens.

Chegando pela Estrada da Graciosa, que já é um passeio, pode-se optar por conhecer a cidade histórica, fazer um passeio pelo rio Nhundiaquara ou simplesmente desbravar a natureza, que é sempre o nosso foco. E assim foi feito.

COMENTÁRIOS DA VIAGEM
Escolhemos inicialmente ficar em uma  pousada distante do centro e tivemos a grata surpresa de ficar na Pousada Graciosa, onde fomos carinhosamente recebidos pela Nil e Miriam. Muito conforto, gentilezas e delicadezas que poucas pousadas oferecem, além das deliciosas pizzas artesanais e das cervejas Porto de Cima, fabricadas pelo próprio dono da pousada. Inserida em uma área de jardins, ao lado de sua própria RPPN, tem-se em volta dos chalés um belo jardim, com muitas árvores nativas, o que atrai uma grande quantidade de pássaros, deixando assim um ambiente extremamente acolhedor.

Depois de tão bem instalados, e com o foco na observação de aves, encontramos o excelente guia Luciano Breves, através de indicações da pousada e de seu site www.ornithos.com.br. Foram dois dias de boas explorações e surpresas pela região. Além de conseguir observar e fotografar algumas novas e outras já conhecidas espécies de aves (aproximadamente 60 espécies), também conhecemos novas paisagens da região, que sem um bom guia poderia ter passado desapercebido. Com o intuito de observar os pássaros da região, acabamos conhecendo com  mais detalhes a baía de Antonina, os pirizais do Rio Nhundiaquara, a estação de trem Engenheiro Lange no Caminho de Itupava, estradinhas e trilhas pela área rural. Enfim, foram vários novos caminhos  sempre acompanhados de belas paisagens,  principalmente do Morro Marumbi.

Morretes-56

Devemos ressaltar um acontecimento a parte: no Caminho de Itupava tivemos a grande felicidade de encontrar um casal, Sr. Carlito e Sra. Cecília, moradores de um pequeno sítio às margens da estrada, que são verdadeiros “encantadores de pássaros”. Beija-flores e saíras se alimentam na janela, em suas mãos, de onde eles nos receberam com muito carinho.  O interior da casa é passagem para os beija-flores. Pequeno  espaço físico, porém imenso em sensibilidade e amor que emanam destas pessoas. Perde-se a noção do tempo em meio aos voos e pousos destes anjos alados.

Morretes-25

DATA
Este passeio aconteceu entre os dias 1 e 4 de agosto de 2015.

CLIMA
Nestes dias, o clima estava bem ameno, com céu azul na maior parte do tempo e temperatura durante o dia por volta dos 26oC, mas refrescando bem ao anoitecer.

COORDENADAS
Coordenadas do Município de Morretres:  25o 28′ 37” S  48o 50′ 04” W

FOTOS
Acesse as imagens em: Fotos – Morretes/PR

Morretes-47Morretes-59

 Morretes-05Morretes-36

Anúncios

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: