Noruega

COMENTÁRIOS DA VIAGEM
Escolhemos outubro para fazer uma viagem de roteiro misto, em que podemos conhecer a história, natureza, arquitetura e cidades em um roteiro um pouco extenso na Noruega.
Começamos por passar alguns dias em Oslo: andar pelas ruas da cidade, conhecer seus museus, principalmente o Museu Viking, apreciar a maravilhosa gastronomia e observar as pessoas em seu ritmo cotidiano, foi uma experiência muito interessante. Como escolhemos o outono, no início de nosso roteiro, apesar de não nos incomodar muito, uma chuvinha constante. Cidade cosmopolita, muito bem organizada e cuidada, com seus jardins floridos e arquitetura clássica e moderna se espalhando por vários pontos da cidade. Caminhadas a pé e por transporte público nos permitiu passeios bem agradáveis pela cidade.

De Oslo, seguimos para Bergen, no lado oeste do pais, a porta dos passeios pelos fiordes.
Foi uma ótima escolha ter percorrido este trecho por trem, pois passamos por meio de montanhas bem elevadas e com trechos cobertos de neve. Em Bergen, ainda com chuva, passeamos a pé para conhecer toda a história do lugar.
A partir de Bergen, fizemos o passeio de navio percorrendo toda costa oeste até chegar em Kirkenes, quase divisa com a Rússia e bem acima do círculo polar ártico, que cruzamos na ida e na volta – sempre um momento emocionante. O navio faz várias paradas nos diversos portos no caminho, o que nos permitiu conhecer várias pequenas cidades em passeios a pé, além de percorrer as ruas de Trondheim e sua impressionante igreja românica / gótica, Nidaros.
Como paisagem, vários lugares impressionam, principalmente as passagens por Lofoten.
A Aurora Boreal fez sua apresentação em duas noites, apesar do tempo meio encoberto. É sempre um espetáculo a parte!

Voltando para Bergen, alugamos um carro e percorremos estradas impressionantes pelo interior do país. Nos surpreendeu que, após viajar por quase 200km e chegar e Flím e Laerdal, ainda estávamos nas bordas dos fiordes. Mistos de montanhas muito arborizadas, rios e lagos cristalinos, estradas com uma quantidade imensa de túneis muito longos (entre Flim e Laerdal, túnel de 24km) cortando a belíssima paisagem, passamos por lugares históricos, como a impressionante igreja em madeira de Borgund, estilo Sogn, construída por volta do ano de 1.200.
Seguimos para a região mais central, onde a paisagem se alterna para vastos vales ladeados por montanhas menos escarpadas, onde estão as áreas de cultivo e muitas cidades com o foco no turismo de esportes de inverno, como as cidades de Otta, Lilehammer, Gjovik.
Finalizamos nosso roteiro em Gjovik, para no último dia devolver o carro em Oslo e partir para o aeroporto, de volta para casa.

DATA
De 6 a 28 de outubro de 2020

CLIMA
Outono, com alguns dias chuvosos, temperatura variando de 0 a 15ºC.
No passeio do navio, ao norte do círculo polar ártico, o vento gelado é predominante. Nas estradas, nas regiões mais altas, já com início de neve, alguns trechos são bloqueados para tráfego de veículos.

FOTOS
Para mais fotos desse roteiro, acesso o link: Noruega out/2019

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s