Pantanal do Rio Negro: Pousada Barranco Alto

 

LUGAR
A Pousada Barranco Alto situa-se aproximadamente 120km seguindo ao norte do Mato Grosso do Sul, a partir da cidade de Aquidauana. Está inserida na parte do Pantanal do Rio Negro com a maior concentração de baías e salinas do Pantanal.

As salinas são formadas por lagos de água salobra, bastante alcalinas, que normalmente se encontram isoladas das cheias do pantanal, abastecidas somente pelas águas das chuvas, quando evaporam, ficam os sais minerais do solo, dissolvidos na pouca água que resta. Este processo ocorre ano após anos, há muito tempo. E cada vez vão ficando mais salobras também pela presença de cyanobactérias que ajudam a elevar o ph.

Os outros lagos de água doce, as baías, essas sim recebem a enchente todos os anos e com ela, peixes, plantas aquáticas e muita vida!
Um de seus maiores encantos, além da infinidade de animais típicos da região, é o Rio Negro, com sua praias de areia branca que se formam na época da seca, ainda assim permitindo alguma navegação.

COMENTÁRIOS DA VIAGEM
Iniciamos nossa viagem com o encontro de nossa querida amiga (além de uma guia espetacular do Pantanal) Manoela e Fabrício, que nos acompanharam durante quase uma semana em meio das belezas e surpresas do Pantanal.

Fizemos o caminho de carro, sendo que de Aquidauana até a pousada foram 120km em estrada de terra, passando por fazendas típicas.

Primeira surpresa: apesar da época seca, as árvores estavam muito floridas, principalmente os loros brancos, os ipês amarelos e os tarumãs azuis, fizeram o encanto deste trecho da viagem de seis horas desde Campo Grande.

Segunda e maravilhosa surpresa: encontramos pela primeira vez, depois de vários passeios pelo Pantanal, a belíssima onça pintada. Estávamos em um passeio pelo Rio Negro e eis que ela (sim, uma fêmea), aparece em uma ilha, faz um pequeno descanso, sai nadando e adentra pela mata. Momento inesquecível!

Bem, depois deste grande momento de emoção, fizemos todos os passeios pelo campo e pelo rio, sempre à procura dos belos bichos do Pantanal.
A beleza do passeio se completou com um passeio de canoa canadense na madrugada, onde paramos na Praia da Sereia, no Rio Negro, e fizemos um delicioso café da manhã. Não sem antes averiguar as pegadas da onça na areia…

Este é um passeio que indicamos sempre para quem gosta de aventuras na natureza e de conhecer as belezas que se escondem nas entranhas do Brasil.

DATA
De 4 a 7 de setembro de 2019

CLIMA
Muito seco e quente, típico do mês de setembro, com temperaturas variando de 20 a 40ºC

FOTOS
Para ver mais fotos deste roteiro, acesse o link: Pousada Barranco Alto

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s