Macapá e Serra do Navio – AP

LUGAR
Situado no extremo norte do Brasil, cortado pela Linha do Equador, o Estado do Amapá nos remete aos lugares mais remotos, porém não impossíveis de conhecer. Neste roteiro, percorremos cidades próximas a Macapá, chegando até a Serra do Navio, onde tivemos uma idéia de como é formado este pequeno, mas não menos belo, Estado brasileiro.

CARACTERÍSTICAS DA REGIÃO
Formado por belíssimas paisagens, muitos rios e vegetação transitando entre os biomas Cerrado e Amazônia, foi possível entender um pouco sobre a formação geográfica deste lindo lugar.

Surpreendentemente, grande parte das áreas que visitamos têm características de Cerrado amapaense, que correspondem cerca de 10% do Estado, partindo de Macapá em direção ao norte. Já na cidade Serra do Navio, a vegetação se altera para características amazônicas

COMENTÁRIOS DA VIAGEM
Tivemos como guia, o excelente biólogo Kurazo Okada (+55 96 9158-6848), que tão bem nos mostrou todos os detalhes da natureza local, quanto os belíssimos pássaros da região.
Começamos por conhecer a capital, Macapá. Cidade com os encantos históricos, que se estende ao longo da quase foz do imenso Rio Amazonas. Interessante os pontos turísticos, como o Marco Zero, onde passa a linha do Equador – Latitude 0º 0′ 0″ e o Museu Sacaca, destinado a apresentar aos costumes dos ribeirinhos.
Passeios no fim da tarde na beira do rio são sempre uma festa, com muita gente passeando e apreciando um belo entardecer. Sem contar na maravilhosa gastronomia local.

Deixando a área urbana, passamos a fazer o roteiro mais dedicado à natureza. No primeiro dia, seguimos a partir de Macapá, para as áreas ribeirinhas: muito interessante ver a grade colheita de açaís, que chegam com seus coletores pelos barcos, logo na parte da manhã.
Em uma das paradas para descanso, foi muito bom observar a alegria das crianças brincando no rio, após o retorno da escola.
Neste caminho, conseguimos ver belas espécies de pássaros, além de admirar toda paisagem própria da região.

Seguindo o roteiro, no segundo dia fomos em direção oposta a partir de Macapá, percorrendo uma estrada ao sul, rumo a Mazagão. Com características diferentes, menos habitada, passamos mais um dia encontrando a diversidade local.
Além da natureza, conhecemos também um sítio arqueológico: descoberto em 2003, são ruínas de uma igreja que data da fundação da vila, aproximadamente no ano de 1770.

Depois deste tempo perto de Macapá, seguimos em direção à Serra do Navio, onde ficamos mais quatro dias, percorrendo estradas, trilhas e rios com características amazônicas.
A cidade Serra do Navio foi uma surpresa para nós: passado seus tempos áureos da grande fase de mineração, tornou-se uma cidade em decadência, porém com uma formação bem planejada, que infelizmente está se acabando.
Situada a mais de 200 m de altitude, possui um clima semelhante ao do sul do país, pois está situado em uma região serrana; a atração do lugar é exatamente o fato de se poder respirar um clima mais ameno e de um lugar menos conturbado que Macapá; navegar pelo Rio Amapari e caminhar pelas inúmeras trilhas abertas pelos moradores, utilizadas para levar a colheita de açaí para o centro urbano.
Percorrendo essas trilhas foi possível conhecer a vegetação exuberante e seus pássaros coloridos.

DATA
De 1 a 8 de agosto de 2019

CLIMA
Quente e seco, com temperaturas em torno de 30℃.

ROTEIRO

FOTOS
Para ver mais fotos do roteiro no Amapá, acesse: Macapá e Serra do Navio

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s