Fazenda Anacã – Alta Floresta/MT

COMENTÁRIOS DA VIAGEM
Em mais um passeio por Alta Floresta – MT (junho/2019), tiramos alguns dias para fazer um roteiro de observação de pássaros da Amazônia, acompanhados pelo biólogo Adrian Rupp. Escolhemos desta vez nos concentrar nas áreas mais abertas e de campo, nas proximidades da cidade e, para isso, nos encantamos com a Fazenda Anacã, que além de ser um primor de pousada, oferece condições muito especiais para os observadores da natureza.

Sobre a pousada, é imprescindível dizer que, com muita maestria, Fernão e Vic, coordenaram perfeitamente todos os dias de hospedagem e passeios.
Fernão em seu entusiasmo contagiante quando nos levou a conhecer todas as trilhas da propriedade e Vic, com seus pratos deliciosos e delicados da cozinha local, nos presenteou a cada refeição com seus “manjares dos deuses”. Recomendamos muito este lugar por seu encanto e dedicação à quem curte este tipo de passeio.

Sempre acompanhados pelo nosso guia-biólogo Adrian e pelo Fernão, percorremos várias trilhas no entorno da cidade, cada uma apresentando um habitat diferenciado para as diversas espécies de aves da Amazônia, que ocorrem principalmente nas áreas de campo aberto. Em vários trechos das trilhas, também encontramos pontos com imensas árvores e bosques de vegetação ampla e compacta, próprias das matas próximas aos rios e riachos que cortam a região. Chegando bem cedo nas trilhas, e nos finais de tarde, podemos observar e fotografar espécies bem raras e difíceis de serem avistadas. Porém, com muita paciência e dedicação de nossos guias, fomos presenteados com momentos especiais da natureza.

Aproveitando a oportunidade de estar com um guia tão especializado em aves, fizemos um encontro com as crianças da Escola Ciranda da Terra, demonstrando com um pouco mais de detalhes, através da observação com binóculos e luneta, as belezas dos pássaros que habitam seus ambientes. Quisemos deixar uma mensagem que a liberdade dos animais reflete em poder ver todos os dias seus lindos vôos e comportamentos que tanto nos encantam. Agradecemos muito a dedicação do Adrian neste momento, que foi muito especial para nós. Voltando à Alta Floresta depois deste evento, percebemos que as crianças realmente captaram a mensagem. Nosso netinho Uirá, agora com 5 anos, sempre pergunta pelo Adrian, o que reflete quanto marcante foi este dia para eles.

DATA
Junho de 2019

CLIMA
Início da estação seca, com temperaturas elevadas, típico da região Amazônica

FOTOS
Para mais fotos desse roteiro, acesso o link: Fazenda Anacã – Alta Floresta / MT

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s