Parque Nacional da Amazônia

O Parque Nacional da Amazônia abrange parte dos município de Itaituba, Aveiro e Maués na região sudoeste do estado do Pará e Sudeste do estado do Amazonas. Localizado em plena Floresta Amazônica,  é cortado pela famosa estrada BR230 – Rodovia Transamazônica, com um dos seus limites no belíssimo Rio Tapajós.

COMENTÁRIOS DA VIAGEM
Viagem inicialmente planejada com um vôo direto de Belém para Itaituba, via MAP, passamos inicialmente pelo desconforto de, em função de alteração dos horários, perdermos o vôo para Itaituba. Era uma segunda-feira e o próximo vôo seria somente na quarta-feira. A solução foi pegarmos um vôo até Santarém e, na terça-feira, uma barca até Itaituba. Perdemos um dia no Parque, mas ganhamos em conhecer Santarém e fazer um percurso de sete horas pelo Rio Tapajós.
Em Santarém, um ponto muito interessante foi ver de muito perto o encontro das águas do gigante Rio Amazonas com o Rio Tapajós e também caminhar pela orla no fim da tarde, onde ficam ancorados muitos barcos que partem dali com um povo alegre e muita música, a caminho de outras cidades ribeirinhas.

Na verdade, foi mais que um prêmio, pois só assim conseguimos ver paisagens lindas das bordas do rio Tapajós e ainda conhecer um pouco sobre as populações ribeirinhas, que transitam entre as pequenas cidades através de barcos, como as cidades de Fordlândia e Brasil Legal.

Chegando em Itaituba, já com nosso excelente guia de pássaros Thiago Rodrigues, nos encontramos com o guia do parque, Gilberto Nascimento (autorizado para guiar dentro do parque nacional), partimos direto para a Pousada Portal do Parque Nacional da Amazônia, já percorrendo a famosa Rodovia Transamazônica. Daí então, começamos nossos dias de busca dos pássaros mais inusitados da Amazônia, como a Ararajuba e a mãe-da-taoca-arlequim. Com este objetivo, percorremos vários kilômetros dentro da mata fechada deste maravilhoso parque; além dos pássaros, também conseguimos ver algumas espécies de sapinhos e observar com detalhes a vegetação composta desde minúsculas plantas até imensas árvores, próprias deste bioma.
Este é roteiro que indicamos àqueles que amam a natureza em todo seu estado natural. As belezas dos pássaros e a imensa massa de vegetação nos remete aos mais belos sentimentos, muita tranquilidade e também muita aventura.

DATA
De 22 a 29 de julho de 2019

CLIMA
Quente e úmido, com temperaturas em torno de 30℃. Até que bem agradável pelas características da região.

ROTEIRO

Caminho Santarém – PN Amazônia pelo Rio Tapajós

FOTOS

Para ver mais fotos deste roteiro, acesse: Parque Nacional da Amazônia

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s