Publicado por: Foco na Natureza | 20/07/2010

RPPN DO CRISTALINO – ALTA FLORESTA (MT)

Foco na Natureza - Todos os direitos reservados

LUGAR
Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) do Cristalino – Alta Floresta – MT

COMENTÁRIOS DA VIAGEM
Esta viagem foi agendada pela Trip on Jeep (http://www.triponjeep.com/br/), que recomendamos pela dedicação e profissionalismo da Magna e da Susana.

Para chegar ao Cristalino, o ideal é passar pelo menos um dia no Hotel Floresta Amazônica, onde pode-se ter a chance de observar o ninho da Harpia (infelizmente não conseguimos vê-la. Vai ficar para a próxima). O hotel está localizado próximo ao aeroporto, mas em uma área protegida e com trilhas bem interessantes. Dali, parte-se para o Cristalino, onde o ideal é ficar pelo menos três dias.

CARACTERÍSTICAS DO LUGAR
A RPPN está na borda da Floresta Amazônica com limite ao Parque Estadual do Cristalino, o que garante uma grande área preservada. Várias trilhas levam a passeios pela mata e pelo rio, onde pode-se observar uma infinidade de aves, em vôo ou pousando nas grandes árvores.

Devido às grandes alturas da vegetação, torna-se difícil fotos com maiores detalhes, porém com a ajuda do nosso guia, Jorge, foi possível observá-las com a luneta. O ponto alto e muito emocionante foram os encontros com os uirapurus, onde conseguimos gravar seu maravilhoso canto. Conta também com uma torre de observação de 50m de altura, onde chegando antes do sol nascer, pode-se ver a floresta despertando com suas cores entre a névoa, os sons dos pássaros, dos macacos…

A pousada é um diferencial a parte: inserida na floresta, é surpreendente o conforto e a beleza da decoração das acomodações. As refeições são um capítulo a parte: vários pratos com produtos típicos da região. Vale cada minuto passado por lá.

DATA
4 a 7 de maio/2010

CLIMA
Quente, com pouca chuva, bastante agradável.

COORDENADAS
90 35’48″S  550 55′ 52″ W

LOCAL
Localiza-se ao norte do Mato Grosso, próximo à divisa com o Pará.

ROTEIRO
O acesso é partindo de Alta Floresta, percorrendo 1:30hs de carro por estrada de terra. Chega-se ao rio Teles Pires e, de barco, percorre-se aproximadamente 20min, entrando pelo rio Crisitalino.

TRILHAS
Várias trilhas nos levaram a conhecer detalhes desta imensa floresta. Na trilha da serra, chegando bem cedinho, pode-se acompanhar o despertar da floresta. Pode-se apreciar toda vegetação em vários níveis, com a vista de um trecho do rio. Belíssima.
No retorno, passa-se por um trecho em laje, onde canteiros de orquídeas floridas
entre outras flores, se mostram de forma surpreendente. Nas outra trilhas podem ser observados pelo menos três espécies de macacos e uma infinidade de pássaros.

Os passeios de canoa pelo rio são um caso a parte: o ideal é deixar para o final da tarde, para descansar das trilhas a pé na parte da manhã. No meio do dia, devido ao calor, o ideal é fazer um bom decanso após o almoço.

FOTOS
Acesse outras imagens no álbum RPPN do Cristalino no Flickr

Foco na Natureza - Todos os direitos reservadosFoco na Natureza - Todos os direitos reservados
Foco na Natureza - Todos os direitos reservadosFoco na Natureza - Todos os direitos reservados

HOSPEDAGEM
Cristalino Eco Lodje: com a gentil recepção da Fran, ficamos em um bangalô com uma decoração maravilhosa. Ao fundo, uma varanda cercada, uma banheria e ducha ao ar livre para aquele banho após as trilhas, onde macados, jacutingas nos observam. Apesar de não possuir energia elétria, em algumas horas do dia o gerador é ligado, quando então podemos carregar as baterias dos equipamentos – o suficiente para não interferir na tranquilidade do lugar. Na alimentação, somente provando cada prato oferecido nas três refeições – sem contar na caipirinha maravilhosa preparada pela Irene.

GUIA
Jorge, nosso guia desde Alta Floresta, nos apresentou detalhes maravilhosos da floresta, sempre muito atento e com muito entusiamo, mostrando o quanto tem de afinidade com o lugar. Em especial, o encontro com os uirapurus, onde ele, com muita sensibilidade, conseguiu que nos aproximássemos o suficiente para observá-los, apreciar e até gravar seu canto. Em cada trilha, entendendo nosso propósito, levou-nos a conhecer e fotografar muito do que o lugar oferece. Grande pessoa e de um coração imenso.

SITES E LINKS
http://www.cristalinolodge.com.br/
http://www.triponjeep.com/br/

Anúncios

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: