LUGAR
Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) do Cristalino – Alta Floresta – MT
COMENTÁRIOS DA VIAGEM
Esta viagem foi agendada pela Trip on Jeep (http://www.triponjeep.com/br/), que recomendamos pela dedicação e profissionalismo da Magna e da Susana.
Para chegar ao Cristalino, o ideal é passar pelo menos um dia no Hotel Floresta Amazônica, onde pode-se ter a chance de observar o ninho da Harpia (infelizmente não conseguimos vê-la. Vai ficar para a próxima).
O hotel está localizado próximo ao aeroporto, mas em uma área protegida e com trilhas bem interessantes. Dali, parte-se para o Cristalino, onde o ideal é ficar pelo menos três dias.
CARACTERÍSTICAS DO LUGAR
A RPPN está na borda da Floresta Amazônica com limite ao Parque Estadual do Cristalino, o que garante uma grande área preservada. Várias trilhas levam a passeios pela mata e pelo rio, onde pode-se observar uma infinidade de aves, em vôo ou pousando nas grandes árvores.
Devido às grandes alturas da vegetação, torna-se difícil fotos com maiores detalhes, porém com a ajuda do nosso guia, Jorge, foi possível observá-las com a luneta.
O ponto alto e muito emocionante foram os encontros com os uirapurus, onde conseguimos gravar seu maravilhoso canto. Conta também com uma torre de observação de 50 m de altura, onde chegando antes do sol nascer, pode-se ver a floresta despertando com suas cores entre a névoa, os sons dos pássaros, dos macacos…
A pousada é um diferencial a parte: inserida na floresta, é surpreendente o conforto e a beleza da decoração das acomodações. As refeições são um capítulo a parte: vários pratos com produtos típicos da região. Vale cada minuto passado por lá.
DATA
4 a 7 de maio/2010
CLIMA
Quente, com pouca chuva, bastante agradável.
COORDENADAS
90 35’48″S 550 55′ 52″ W
LOCAL
Localiza-se ao norte do Mato Grosso, próximo à divisa com o Pará.
ROTEIRO
O acesso é partindo de Alta Floresta, percorrendo 1:30 hs de carro por estrada de terra. Chega-se ao rio Teles Pires e, de barco, percorre-se aproximadamente 20 min, entrando pelo rio Cristalino.
TRILHAS
Várias trilhas nos levaram a conhecer detalhes desta imensa floresta. Na trilha da serra, chegando bem cedinho, pode-se acompanhar o despertar da floresta. Pode-se apreciar toda vegetação em vários níveis, com a vista de um trecho do rio. Belíssima.
No retorno, passa-se por um trecho em laje, onde canteiros de orquídeas floridas entre outras flores, se mostram de forma surpreendente. Nas outra trilhas podem ser observados pelo menos três espécies de macacos e uma infinidade de pássaros.
Os passeios de canoa pelo rio são um caso a parte: o ideal é deixar para o final da tarde, para descansar das trilhas a pé na parte da manhã. No meio do dia, devido ao calor, o ideal é fazer um bom descanso após o almoço.
FOTOS
Acesse outras imagens no álbum RPPN do Cristalino no Flickr
HOSPEDAGEM
Cristalino Eco Lodje: com a gentil recepção da Fran, ficamos em um bangalô com uma decoração maravilhosa. Ao fundo, uma varanda cercada, uma banheira e ducha ao ar livre para aquele banho após as trilhas, onde macacos, jacutingas nos observam.
Apesar de não possuir energia elétrica, em algumas horas do dia o gerador é ligado, quando então podemos carregar as baterias dos equipamentos – o suficiente para não interferir na tranquilidade do lugar. Na alimentação, somente provando cada prato oferecido nas três refeições – sem contar na caipirinha maravilhosa preparada pela Irene.
GUIA
Jorge, nosso guia desde Alta Floresta, nos apresentou detalhes maravilhosos da floresta, sempre muito atento e com muito entusiamo, mostrando o quanto tem de afinidade com o lugar.
Em especial, o encontro com os uirapurus, onde ele, com muita sensibilidade, conseguiu que nos aproximássemos o suficiente para observá-los, apreciar e até gravar seu canto.
Em cada trilha, entendendo nosso propósito, levou-nos a conhecer e fotografar muito do que o lugar oferece. Grande pessoa e de um coração imenso.
SITES E LINKS
http://www.cristalinolodge.com.br/
http://www.triponjeep.com/br/