PN SERRA DA CANASTRA – MG

LUGAR
Parque Nacional da Serra da Canastra

COMENTÁRIOS DA VIAGEM
Fizemos o roteiro a partir de Sacramento (MG), iniciando pela entrada por Desemboque. Mesmo antes de ingressar no Parque já foi possível fazer várias paradas para fotos e observação de pássaros.

CARACTERÍSTICAS DO LUGAR
O Parque é caracterizado, em sua parte alta, por Cerrado, onde pode-se observar inúmeras espécies de pássaros, em especial o Galito, além de tamanduás e o sempre arisco lobo-guará.

Os caminhos dentro do Parque são longos com paisagens magníficas próprias do cerrado, marcadas pelas nascentes e topos das várias cachoeiras dos rios que formarão as bacias dos rios São Francisco e Paraná.

DATA
22 e 23 de agosto/2010

CLIMA
Muito seco, quente durante o dia com queda de temperatura no por do sol.

COORDENADAS
20° 08’05″S  56° 54′ 45″ W

LOCAL
Localiza-se próximo ao triângulo mineiro, com acessos pelas entradas oficiais do Parque a partir de Sacramento, São Roque de Minas e São João Batista.

ROTEIRO
Saímos de Sacramento bem cedo. Percorrendo aproximadamente 80 km de Estrada de terra em ótimas condições, em direção à portaria do Parque. Optamos por um caminho passando por Desdemboque, vilarejo de interesse histórico.

Entrando pelo Parque, fazendo várias paradas para fotos e observação, almoçamos no bar de Sr Vicente em São João Batista, onde pernoitamos na pousada Refúgio da Serra.

A tarde, percorremos as estradas que levam até a parte alta da cachoeira Casca D’Antas, formada pelo Rio São Francisco. Na manhã seguinte, saindo de São João, avistamos nosso primeiro Lobo-Guará (emocionante), seguindo para a belíssima cachoeira do fundão, onde fizemos um almoço bem regional.

Em todo percurso, várias aves e tamanduás, inclusive uma mãe com seu filhote nas costas nos deu o prazer desta visão. Deste caminho, saindo novamente pela portaria de Sacramento, pernoitamos no Hotel Fazenda Portal da Canastra.

TRILHAS
As trilhas são todas formadas pelas estradas que cortam o Parque e que é permitido seu percurso por carro. São estradas bem conservadas, bem tranquilas fora de férias ou feriados. Nelas foi possível ver por duas vezes o lobo-guará; encontramos com dez tamanduás-bandeira pelo caminho e vários pássaros.

FOTOS
Acesse nossas fotos no álbum PN Serra da Canastra

Foco na Natureza - Todos os direitos reservadosFoco na Natureza - Todos os direitos reservadosFoco na Natureza - Todos os direitos reservadosFoco na Natureza - Todos os direitos reservados

HOSPEDAGEM E GUIA
Esta viagem foi agendada pela Maritaca Turismo, da cidade de Sacramento (www.maritacaturismo.com.br), que conhecemos no Avistar 2010. Fomos gentilmente atendidos pela Nina, que acertou todo esquema de hospedagem, guia (Alessandro), roteiro e alimentação, o que tornou o passeio bastante produtivo.

Um comentário em “PN SERRA DA CANASTRA – MG

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s