Publicado por: Foco na Natureza | 07/09/2010

PARQUE DAS NEBLINAS – SUZANO-SP

LUGAR
Parque das Neblinas – Suzano – SP

CARACTERÍSITCAS DO LUGAR
O Parque das Neblinas, localizado no limite dos municípios de Mogi das Cruzes e Bertioga (SP), é uma reserva de 2.800 hectares gerenciada pelo Instituto Ecofuturo. Vizinho ao Parque Estadual Serra do Mar – Núcleo Itutinga-Pilões, encontra-se em região declarada como Patrimônio da Humanidade pela Unesco, sendo reconhecido, desde 2007, como Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica.

COMENTÁRIOS DA VIAGEM
Este passeio pode ser feito em um dia, com agendamento. O parque aferece várias trilhas muito bem cuidadas, que são feitas sempre acompanhadas por guias locais, com bom conhecimento da fauna e flora. Para um bom aproveitamento, começamos sempre bem cedo, com um maravilhoso café da manhã preparado pelas moças do Sabor da Capela (encontrar a Olinta e a Vanda é sempre um momento emocionante), sempre já deixando agendado o almoço para o retorno da trilha

Todas as trilhas são excelentes, cada uma com um diferencial: caminhos com as mais difentes orquídeas, pássaros, insetos  etc. Sempre tem uma novidade. A mais longa, a do Mirante, tem um visual de tirar o fôlego por todo caminho, em meio à Mata Atlântica. No final, do topo, pode-se avistar o mar, na região de Bertioga.

Retornando do passeio, normalmente por volta das 13:00hs, já é possível caminhar em meio à neblina, que dá nome ao Parque. Chegando ao centro de visitação, aquele almoço agendado está sempre à nossa espera: simplismente imperdível!! É de um capricho que se equipara aos melhores restaurantes de São Paulo. Desde os sabores até a arte de bem decorar. Vale tudo!

Importante agendar com a Michele (Agendamento) com alguns dias de antecedência. Conversar com todo esse pessoal (o Sandro tem ótimas histórias e uma dedicação imensa ao trabalho no parque) é sempre muito gratificante. Além do contato direto com o parque, a Trip on Jeep também faz este roteiro.

DATA
Várias vezes ao ano. Vale passear por lá pelo menos uma vez em cada estação do ano.

CLIMA
De altitude, próprio da Mata Atlântica, com a incidência de neblina nos períodos de umidade do ar elevada. No inverno, os dias são mais claros e secos; no verão, neblina e chuva, normalmente no período da tarde.

COORDENADAS 230 44′ 53" S  460 09’48" W

LOCAL
A partir da Estrada Mogi-Bertioga, seguir em direção à Taiaçupeba, por asfato. A partir daí, seguir pela estrada de terra, sempre muito bem conservada, seguindo as indicações.

ROTEIRO
Para todos os detalhes, inclusive de agendamento, visite o site: Parque das Neblinas

TRILHAS
Com circuitos de aproximadamente 5km de trilhas, passa-se por áreas da Mata Atlântica em diversos estágios de regeneração e pode se apreciar várias espécies animais e vegetais, com destaque para as bromélias e as orquídeas. Em diversos pontos, o rio Itatinga, com suas águas cristalinas, é o principal atrativo, inclusive para um mergulho.

FOTOS
Acesse as imagens :
Parque das Neblinas

Foco na Natureza - Todos os Direitos Reservados Foco na Natureza - Todos os Direitos ReservadosFoco na Natureza - Todos os Direitos Reservados Foco na Natureza - Todos os Direitos Reservados

Anúncios

Responses

  1. Unparalleled accuracy, unequivocal clarity, and udennbiale importance!


Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: