Publicado por: Foco na Natureza | 22/04/2011

PANTANAL SUL – POUSADA REFÚGIO DA ILHA

IMG_5649

LUGAR

Pantanal Sul – Pousada Refúgio da Ilha

CARACTERÍSTICAS DO LUGAR
Distante aproximadamente 1.200km de São Paulo, a pousada localaliza-se  em um dos lugares mais preservados do Pantanal Sul, próximo à cidade de Miranda/MS, ao longo do Rio Salobra, muito cristalino, e com excelentes áreas para observação de pássaros. Pela proximidade da rodovia, é uma execelente opção para conhecer o Pantanal em qualquer época do ano.

COMENTÁRIOS DA VIAGEM
Nesta época do ano, o outono, as águas ainda estão baixando no Pantanal, com várias áreas alagadas, rio cristalino, e algumas dificuldades de trânsito pelas trilhas. Porém, os passeios de barco são de uma beleza de tirar o fôlego.
Começamos nosso roteiro contando com a preciosa ajuda de nossa guia de pássaros Manoela Bernardy (manoelabernardy@gmail.com), que nos acompanhou desde Campo Grande e em todos os momentos na pousada. De uma sensibilidade fora do comum, juntamente com os guias da pousada José e Delírio, conseguimos em três dias observar mais de 120 espécies diferentes de aves. Impressinou-nos o comenhecimento, audição e visualização da Manoela e do José, que nos levaram a lugares especiais e, com toda dedicação, nos mostraram as diversidades de aves em trilhas a pé ou de barco.
A pousada é muito agradável, com acomodações simples mas muito bem cuidadas. As refeições são um caso a parte. Todas maravilhosas. Antes do almoço, após chegar dos passeios, nada melhor que um mergulho no rio para observar os peixes em uma fluatuação tranquila, bem na frente da pousada. Muito organizada, saimos muito cedo, antes do nascer do sol, sendo que no dia que subimos o rio, fomos presenteados com um maravilhoso café da manhã em plena mata, com uma vista deslumbrante do rio, e uma mesa completa gentilmente composta pelo José.
É um lugar que deveremos retornar na época da seca, onde contam com as concentrações de aves nas baias que se formam após as enchentes e com as piuvas floridas.

DATA
Outono – de 16 a 20 de abril de 2011.

CLIMA
Por estarmos no início do outono, as chuvas já finalizaram, mas ainda as águas estão altas, com muitos trechos de vazantes. As saídas aso passeios foram bem no início das manhãs e nos finais de tarde, quando a lua cheia em seu dia máximo nos presenteou com um fim de tarde inesquecível, junto a um bando de araras azuis.

COORDENADAS
20 13′ 37" S  56 34′ 35" W

LOCAL
Localiza-se próximo Serra da Bodoquena, cerca de 20km da cidade de Miranda/MS.

ROTEIRO

Visite o site do Refúgio da Ilha clicando aqui

FOTOS
Acesse as imagens: Pantanal Sul – Refúgio da Ilha.

IMG_2206  IMG_6030

  IMG_5472IMG_5437

Anúncios

Responses

  1. […] em foco PANTANAL SUL: POUSADA REFÚGIO DA ILHA A 1.200km de São Paulo, a pousada localaliza-se  em um dos lugares mais preservados do […]


Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: