Publicado por: Foco na Natureza | 08/10/2017

ISLÂNDIA E GROENLÂNDIA

ISLÂNDIA E GROENLÂNDIAIslândia

COMENTÁRIOS DA VIAGEM

ISLÂNDIA

Fizemos um roteiro na Islândia em duas etapas, com o cruzeiro para a Groenlândia no meio.
Iniciamos pela capital Reykjavik. No primeiro dia, para adaptação, ficamos passeando pelo centro da cidade, tentando entender as palavras com  muitas consoantes e poucas vogais. Uma cidade lindíssima, com uma infinidade de turistas de todo mundo. Não tivemos dificuldades, pois todos falam inglês.

0K6A4311

Reykjavik

Na primeira parte da viagem, fizemos um roteiro partindo de Reykjavik em direção ao sudoeste. Alugamos uma capervan, muito comum para os passeios, e seguimos para conhecer muitas cachoeiras, paisagens com muitos penhascos e quedas d’águas ao longo de todas as estradas. Tudo muito diferente: praticamente não existem árvores de grande porte; a vegetação bem colorida no outono, cobre os grandes paredões que descem para vastas áreas planas; vulcões e suas formações rebuscadas, campos de lavas, praias de areias negras, formações geológicas impressionantes, como as colinas de basalto, cânions, glaciares, lagoas de gelo e muita paisagem belíssima pelo caminho.

rota sul

Roteiro Sudeste – Islândia

Nosso primeiro encontro com a Aurora Boreal se deu no quarto dia de nosso passeio, ainda um pouco tímida, mas já foi uma primeira emoção. Aconteceu em Nupsstadur, entre Vik e Skaftafell. Maravilha!!

A segunda parte da viagem, na volta do cruzeiro para a Groenlândia, percorremos um roteiro partindo de Akureyri, conhecendo as encostas no norte até o parque de Asbyrgi – Vatnajofull National Park – North. Região de muitos penhascos que se derrubam sobre um mar azul impressionante, chegando até o parque com paredões imensos e uma floresta quase sub-tropical, com árvores e pássaros – lugar único em todo nosso roteiro.
Seguindo para o interior, percorremos a região de Myvatn, com uma mudança de paisagem para lagos, campos de lavas e cachoeiras, como as de Godafoss.

Partimos do norte para o extremo oeste, onde fomos conhecer a Península Snaefellsnes. Nesta região, com formações vulcânicas, belas paisagens continuam com seus vulcões e penhascos em toda costa.
Partindo de volta para o sul, passamos por algumas estações de distribuição de água quente, onde se pode ver ao longe vários focos de vapor saindo da terra. Conseguimos chegar bem perto de uma saída de água a 100°C. Aliás, em todo país água puríssima para beber e banho sempre quente, com a água vindo diretamente do centro da terra.

rota norte

Roteiro norte e Península Snaefellnes – Islândia

Nosso último encontro com a Aurora Boreal aconteceu em Keflavik, perto do aeroporto, um dia antes do nosso retorno ao Brasil. Foi um grande presente, pois ela se mostrou com muita força, com muitos movimentos e cores explodindo no céu. Não foi preciso estar em um lugar isolado; ocorreu bem cedo, por volta das 21:30hs, e nem estava tão frio. Conseguimos ficar por quase uma hora só apreciando e fotografando as explosões de luzes do horizonte até em cima de nossas cabeças, desenhando formas belíssimas.
um espetáculo da natureza que não deve ser perdido.

Este slideshow necessita de JavaScript.

GROENLÂNDIA

Iniciamos nosso cruzeiro com a Oceanwide Expeditions em Akureyri, no final da tarde do dia 25, onde já fomos recebidos por um grupo de baleias Jubarte. No dia seguinte, cruzamos todo Estreito da Dinamarca, com um mar bem agitado e ondas de até 10m. Mas estávamos muito bem acomodados e, apesar de passar o dia deitados (literalmente horizontal), conseguimos vencer bravamente este trecho.

A partir daí, já chegando nos fiordes da Groenlândia, foram só maravilhas da natureza, nos próximos quatro dias. Com guias muito especializados, conhecemos as variações de formações geológicas, icebergs gigantes, uma vegetação colorida, a tundra, que somente estando lá para entender o que é este mundo gelado e de uma beleza ímpar. Penso que as fotos explicam melhor as paisagens do que as palavras… Mas tocar, sentir os perfumes e as texturas das flores, caminhar pelas bordas dos penhascos, pelo gelo, sentir o frio congelante no rosto, mas estar imensamente feliz por conhecer um lugar tão ermo deste nosso mundo maravilhoso, é um presente que recebemos.

Cruzar o Círculo Polar Ártico – lat 66°00’00” – foi outro ponto muito bacana nesta viagem. E logicamente muito anunciado pela equipe do navio.

Para completar, a Aurora Boreal apareceu por duas vezes, sendo a segunda já perto da
Islândia, na volta, com maior intensidade. Emoção indescritível!

DATA

12 a 18 de setembro de 2017: capital Reykjavik e rota sudoeste da Islândia

18 a 25 de setembro de 2017: cruzeiro partindo de Akureyri (IS) para os fiordes da Groenlândia

25 a 28 de setembro de 2017: rota norte e sudeste da Islândia

CLIMA

Na Islândia as temperaturas variaram de 3 a 15°C, com dias de céu claro na maior parte da viagem; nublado e com chuva fina em poucos dias.
Na Groenlândia ficou entre 0 e 5°C, neve e chuvinha fina, com algumas aberturas de sol.

FOTOS

Para ver as fotos desses passeios pela Islândia e Groenlândia:
Fotos da Islândia – set/2017
Fotos da Groenlândia – set/2017

Anúncios

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: