Reserva Natural Rolinha-do-Planalto / Botumirim-MG

DATA
13 a 19 de outubro de 2021 – início das chuvas de outono

CARACTERÍSTICAS DO LUGAR
Botumirim é uma pequena, porém muito interessante cidade a nordeste de Minas Gerais; localizada na encosta da Serra Geral (Serra do Espinhaço) na região do alto Jequitinhonha, teve sua origem na mineração de ouro e diamantes, sendo agora seu maior atrativo as belezas naturais.

Como plano de fundo, a paisagem da Serra do Espinhaço se destaca pela formação rupestre, campos de altitude, veredas, muitas nascentes e cachoeiras que enfeitam todo visual, com amplo potencial turístico, não devendo nada às mais comentadas cidades turísticas do país. Além das belezas naturais, é uma comunidade formada por pessoas muito solidárias e hospitaleiras, onde todos se conhecem e se ajudam, deste a área urbana até os mais distantes povoados na área rural. Para mais detalhes, vejam o site https://www.belezasdebotumirim.com/, feito com maestria por um de nossos guias, o Wilson.

E foi nestas paragens que foi redescoberta recentemente a Rolinha-do-planalto: ave que havia sido visto pela última vez 75 anos atrás e considerada praticamente extinta, agora está em uma área protegida graças ao trabalho exemplar da SAVE Brasil. E foi esse o motivo para conhecer essa belezinha que nos levou a descobrir Botumirim, sua gente e seus encantos.

                 

COMENTÁRIOS DA VIAGEM
Foram 1.200km até chegar na pousada, onde aportamos nossa “casa-sobre-rodas” para passar cinco dias maravilhosos (só viemos embora por conta das chuvas que estavam por vir).

Para poder conhecer melhor cada detalhe desta região, seus costumes, contos e histórias, tivemos a colaboração do guia de natureza Manoel Freitas, do Gledisson (guia da SAVE) e do Sr. João, grande conhecedor de todos os caminhos por dentro da Serra do Espinhaço e suas gentes (foram muitas histórias pelos caminhos), além da receptividade de Nide Barral, proprietária do Recanto das Aves, que nos mostrou o que é solidariedade e carinho por essas terras.

E foi a partir deste lugar tão especial, com uma paisagem rural tão delicada e ao mesmo tempo tão forte, que saímos para nossos passeios diários para conhecer os detalhes da natureza local.

No primeiro dia nos dedicamos a conhecer e fotografar a tão cobiçada Rolinha-do-planalto, que depois de pegar uma chuvinha na estrada que limita a área da Reserva pousou em meio à mata de Cerrado, que com muito cuidado conseguimos nos aproximar para observar e fotografar. Depois de recuperar a emoção, seguimos pelas trilhas da Reserva para conhecer os detalhes: sempre-vivas embelezam os caminho, com pequenos riachos correndo por pedras.

Foram dois dias nas trilhas da Reserva e os demais saímos pelas estradinhas, onde conhecemos o belíssimo Rio de Peixe e as encostas da Serra do Espinhaço. Na última saída, fizemos uma caminhada de quatro horas por trilha em subidas e descidas em pedras (conhecida como Estrada Comum, com histórias de vidas sofridas, onde se percorrem vários quilômetros a pé, entre os povoados e sítios até a cidade). Neste percurso, acompanhados também pelo guia Wilson, conseguimos observar e fotografar dois exemplares de pássaros espetaculares: o quase restrito à região – lenheiro-da-serra-do Cipó e o magnífico beija-flor-de-gravata-verde, pássaros que nos impulsiona a conhecer lugares magníficos como este.

Se fosse contar todos os detalhes desta maravilhosa viagem, esse post ficaria imenso. Então aqui vai nosso grande agradecimento a todos que nos receberam e mostraram com tanto entusiasmo os detalhes deste lugar único, que com certeza voltaremos para novas expedições. Que as fotos dêem uma idéia de quão lindo é este lugar.

Para mais fotos deste passeio, acesse : Reserva Natural Rolinha-do-Planalto / Botumirim-MG

2 comentários em “Reserva Natural Rolinha-do-Planalto / Botumirim-MG

  1. Foi uma honra conhecê-los.
    Emocionante cada instante.
    Vocês fortalecem mais ainda nosso sentimento de mineiridade: gentileza é o sal do mundo.
    Abraço forte.

  2. Nossa! Uma passeio belíssimo! Amei o beija flor de gravata verde. Muito fofo! E todos os outros pássaros e a região!
    Parabéns!

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s