Pousada Pira-Açu (Transamazônica/) Apuí /AM

Rio Aripuanã – AM

DATA
Maio/Junho 2022

CLIMA

Dentro dos padrões da Amazônia, o clima nesta época é agradável no início da manhã e final da tarde, com alguns períodos de chuva leve. As temperaturas variaram de 25 a 35o C, quente e úmido.

ROTEIRO

Para cumprir nosso objetivo de fazer um passeio pela Transamazônica, escolhemos ir até a Pousada PiraAçu, que fica na barranca do Rio Aripuanã, a 300km de Humaitá / AM.

Apesar de ser mais dedicada à pesca esportiva, oferece também uma boa estrutura para observadores de aves e natureza. Para tal, tivemos a guiagem muita precisa do biólogo / ornitólogo Kenny Ueslei.

Para chegar lá, foram 3.400km de viagem, sendo 3.100km em boas estradas e 300km na Transamazônica.

Caminho percorrido entre SP e AM

Foram 8 dias dia viagem em nosso motorhome, fazendo paradas por campings (Parque Ecoturístico da Areia Branca – sempre muito bem recebidos pela Ludmila), postos de combustíveis, pousadas etc, até chegar na barranca do Rio Aripuanã e deixar nossa “casa” no estacionamento do Restaurante Sampaio.
Daí, mais uma hora e meia de barco até a pousada.

Neste roteiro, conhecemos a Pousada Rancho Fundo em Jaru / RO (carinhosamente recebidos pela Lucilene), cruzamos o Rio Madeira por balsa, pernoitamos em plena Transamazônica na Venda do Zé Prata, almoçamos no Fogão a Lenha perto de Manicoré (mais conhecida como km180), passamos por aldeias indígenas, conhecendo moradores e viajantes da região. Muito aprendizado neste caminho de estrada sofrida, de difícil caminhar, mas que leva-e-traz todo tipo de insumos e ajuda para as comunidades afastadas.

Continuando… saindo da barranca do Rio Aripuanã (um dos principais afluentes do Rio Madeira), já em companhia do Kenny, seguimos para a pousada, percorrendo em um barco cerca de 40km pelo rio, para então curtir a Amazônia em seu estado natural.

Com todo conforto de hospedagem, comida boa (Ah Dona Francisca…) e cervejinha no ponto (sempre com o primor de atendimento do Lucas), iniciamos nossos passeios pelos rios trilhas nas matas. Tudo sempre com o acompanhamento do Sr. Raimundo, seja pilotando o barco ou caminhando nas trilhas, e contando suas histórias. Muito aprendizado!!

Um passeio que vale muito, seja pelas belezas da natureza ou pelos novos conhecimentos de lugares e pessoas tão especiais. Merece um retorno em breve, em outra estação. Quem sabe…

FOTOS
Para mais fotos, visite o álbum: Pousada PiraAçu / AM

2 comentários em “Pousada Pira-Açu (Transamazônica/) Apuí /AM

  1. Que natureza linda.tudo muito maravilhoso.parabens ao casal pela viagem linda

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s