DATA
Maio/Junho 2022
CLIMA
Dentro dos padrões da Amazônia, o clima nesta época é agradável no início da manhã e final da tarde, com alguns períodos de chuva leve. As temperaturas variaram de 25 a 35o C, quente e úmido.
ROTEIRO
Para cumprir nosso objetivo de fazer um passeio pela Transamazônica, escolhemos ir até a Pousada PiraAçu, que fica na barranca do Rio Aripuanã, a 300km de Humaitá / AM.
Apesar de ser mais dedicada à pesca esportiva, oferece também uma boa estrutura para observadores de aves e natureza. Para tal, tivemos a guiagem muita precisa do biólogo / ornitólogo Kenny Ueslei.
Para chegar lá, foram 3.400km de viagem, sendo 3.100km em boas estradas e 300km na Transamazônica.
Foram 8 dias dia viagem em nosso motorhome, fazendo paradas por campings (Parque Ecoturístico da Areia Branca – sempre muito bem recebidos pela Ludmila), postos de combustíveis, pousadas etc, até chegar na barranca do Rio Aripuanã e deixar nossa “casa” no estacionamento do Restaurante Sampaio.
Daí, mais uma hora e meia de barco até a pousada.
Neste roteiro, conhecemos a Pousada Rancho Fundo em Jaru / RO (carinhosamente recebidos pela Lucilene), cruzamos o Rio Madeira por balsa, pernoitamos em plena Transamazônica na Venda do Zé Prata, almoçamos no Fogão a Lenha perto de Manicoré (mais conhecida como km180), passamos por aldeias indígenas, conhecendo moradores e viajantes da região. Muito aprendizado neste caminho de estrada sofrida, de difícil caminhar, mas que leva-e-traz todo tipo de insumos e ajuda para as comunidades afastadas.






Continuando… saindo da barranca do Rio Aripuanã (um dos principais afluentes do Rio Madeira), já em companhia do Kenny, seguimos para a pousada, percorrendo em um barco cerca de 40km pelo rio, para então curtir a Amazônia em seu estado natural.
Com todo conforto de hospedagem, comida boa (Ah Dona Francisca…) e cervejinha no ponto (sempre com o primor de atendimento do Lucas), iniciamos nossos passeios pelos rios trilhas nas matas. Tudo sempre com o acompanhamento do Sr. Raimundo, seja pilotando o barco ou caminhando nas trilhas, e contando suas histórias. Muito aprendizado!!
Um passeio que vale muito, seja pelas belezas da natureza ou pelos novos conhecimentos de lugares e pessoas tão especiais. Merece um retorno em breve, em outra estação. Quem sabe…
FOTOS
Para mais fotos, visite o álbum: Pousada PiraAçu / AM
Boa Noite
E aí como vcs acharam a nossa transamazonica BR 230 e apui
Olá
Era um sonho percorrer um trecho da Transamazônica. Muito interessante e com paisagens lindas. Uma pena ser uma estrada muito difícil e sofrida para dirigir. Mas valeu muito ter conhecido. 🚛🌺
Oi Leila
Foi muito interessante e a realização de uma vontade imensa de percorrer um trecho da Transamazônica. Como beleza da natureza, é bem surpreendente; também encontramos pessoas muito amáveis e com histórias memoráveis. A dificuldade na estrada, muito irregular, com muitos buracos e deslizando um pouco com a chuva, foi complicada. Percorremos 300km em 10 horas, com muito cuidado para não danificar nossa “casinha”. Mas não apaga as lembranças dos dias lindos. Abraços
Que natureza linda.tudo muito maravilhoso.parabens ao casal pela viagem linda
Quando a natureza é tratada com carinho, o retorno é essa maravilha.