Fernando de Noronha

DATA
De 6 a 12 de Novembro/ 2022

CLIMA
Excelente época para esta viagem. Temperaturas em torno dos 30o C, com céu azul e noites estreladas, todos os dias do passeio.

ROTEIRO
Desta vez, escolhemos fazer o roteiro totalmente via aérea, saindo do Aeroporto de Viracopos (Campinas/SP). No período de nossa viagem, o aeroporto de Fernando de Noronha estava com restrições de voo; segundo o pessoal de terra, a ocupação da ilha estava em torno de 60% da capacidade turística. Isto fez com que todos os passeios e lugares de visitação estivessem muito tranquilos, sem aglomeração. Isso tornou nossos dias por lá muito agradáveis.

Escolhemos como hospedagem a Pousada do Vale por suas características de sustentabilidade e localização em uma área com muita vegetação, fora do burburinho. O restaurante é de primeiríssima qualidade, com pratos e drinks feitos com ingredientes da própria horta, colhidos na hora. Além disso, contam com uma equipe de extrema simpatia e alegria em todas as refeições. Assim, o elegemos para 90% das nossas refeições.

As paisagens, em qualquer ponto do arquipélago, são extremamente belas. Selecionar fotos para tentar passar nossa impressão e emoção é uma tarefa quase impossível; só vendo!

Iniciamos nosso passeio com a contratação de dois dias do guia de aves João Paulo, que nos levou a conhecer, observar e fotografar aves próprias de Noronha, como o rabo-de-palha-de-bico-laranja, símbolo da ilha.


No terceiro dia fizemos um belíssimo passeio de barco pelo “mar de dentro”, como é chamada a faixa de mar voltada para o continente. Neste passeio foi possível chegar bem perto dos penhascos das ilhas para observar muitos ninhais e revoadas belíssimas das aves marinhas nas ilhas secundárias, que ficam bem ao norte do arquipélago. Após mais de uma hora maravilhados com esta fauna, seguimos para conhecer as praias e suas paisagens absurdamente lindas. É um passeio que recomendamos muito!

Nos outros dias, fizemos o ilha-tour, onde foi possível conhecer as várias praias acessíveis com direito a um momento de flutuação na praia Sueste.

No último dia, já conhecendo um pouco dos pontos de visitação, percorremos novamente a trilha do Mirante dos Golfinhos – trilha muito bem conservada, com passarelas pela mata até chegar um mirante onde, a qualquer momento, os golfinhos podem aparecer. De lá, vimos um tubarão-tigre nadando tranquilamente, muitos ninhos e pássaros como os atobás-de-pé-vermelho, as granizas e os inúmeros trinta-réis em revoadas. Um espetáculo divino em uma paisagem resplandecente.

Realmente, Noronha (como é carinhosamente chamada) é um lugar para ser conhecido pelas suas belezas naturais, de formação vulcânica, com muitos penhascos e praias de águas cristalinas, que fazem contrastes com areias claras e o verde de uma vegetação exuberante.

FOTOS
Para mais fotos, visite o álbum: Fotos de Fernando de Noronha

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s