Publicado por: Foco na Natureza | 29/07/2012

PANTANAL NHECOLÂNDIA–BAÍA DAS PEDRAS

Vazante do Castelo

LUGAR

Pousada Baia das Pedras (Vazante do Castelo) – Aquidauana /MS

CARACTERÍSTICAS DO LUGAR
Situada no Pantanal da Nhecolândia no centro do estado do Mato Grosso do Sul, a Pousada Baia das Pedras está em uma das regiões mais belas do Pantanal, na vazante do Castelo. Quando as águas estão baixas, pode-se caminhar ao lado de uma extensa área verde, ainda com alguns pontos de água, onde se concentram uma infinidade de espécies de animais próprios da região. A pousada tem vários lugares onde  podem ser vistos aves e mamíferos em uma quantidade imensa de indivíduos por espécie. Surpreendente!

COMENTÁRIOS DA VIAGEM
Localiza-se a 300km de Campo Grande, com estrada asfaltada até Rio Negro, seguindo por aproximadamente 80km em estrada de terra bem conservada até a entrada para uma estrada pantaneira, percorrendo mais 50km de pura aventuda até chegar na sede da fazenda – pousada. São 50km passando por algumas fazendas, mas já começando a ver as belezas que nos esperam.

Este percurso somente pode ser feito quando as águas estão baixas; assim mesmo, se chover, pode se tornar um caminho bem difícil. Mas existe a alternativa de ir por avião, saindo de Campo Grande, o que vale pelo visual lá de cima.

Em quatro dias foi possível percorrer vários caminhos dentro da extensa fazenda, onde foram observadas aproximadament 140 espécies de pássaros, vários deles com bons registros fotográficos. Durante o dia vimos vários grupos de veados ( campeiro, mateiro e cervo do pantanal), catetos, raposinha e tamanduás. A noite, vários urutaus pousados nos mourões das cercas; curiangos e bacuraus ao longo de todo caminho, com destaque para o bacurau-tesoura, que é um show a parte. Em um fim de tarde foi possível ver a águia-pescadora buscando seu alimento, porém a águia-cinzenta, que faz ninho periodicamente nos arredores da pousada, ainda não havia aparecido.

Percorrer as margens da Vazante do Castelo nos dá a visão e o sentimento do que é estar no Pantanal! Penso que escolhemos a melhor época do ano para apreciar tal beleza, pois a paisagem se fundia entre flores rasteiras, árvores muito verdes, capins nativos e pequnenas bacias de água, onde se concentravam várias espécies de animais. Como será em plena seca? E na cheia? Não dá para imaginar; somente programando nova viagem para estas épocas. Vale muito!

Vazante

DATA
Este passeio aconteceu entre 28 a 4 de maio de 2012.

CLIMA
Surpreendentemente, nesta semana as temperaturas estavam muito baixas, céu azul depois de alguns dias de chuva. Não é normal nesta época do ano, quando as chuvas já deveriam ter parado, dando início ao tempo mais seco. Foi um ano atípico.

COORDENADAS
19o 15′ 27” S  55o 47′ 12”" W

ROTEIRO

Visite o site da Pousada  Baia das Pedras – Vazante do Castelo

TRILHAS
As trilhas são feitas dentro da propriedade com guia – fomos acompanhadas pela Rita e pela Manoela. Existem vários caminhos, mas sem elas não teríamos a oportunidade de ver toda beleza do lugar.

FOTOS
Acesse as imagens:  Fotos do Pantanal Nhecolândia – Baia das Pedras 

Colhereirorapazinho-do-chacoTuiuiuVeado

Anúncios

Responses

  1. nice post, thanks for sharing.

  2. very good info that is presented in this post. i prefer to read this kind of stuff. the quality of content is fine and the language is interesting. thanks for your kind support.

  3. helpful! i love reading your articles, thanks for all. lista de emails lista de emails lista de emails lista de emails lista de emails

  4. Oi Públio e Silvia. Gostamos dessa dica. Só de ler ficamos com vontade de conhecer o lugar. Parabéns pelo blog, muito bem escrito que ao se ler se tem a sensação de estar no lugar. Abraços,
    Wagner e Susana


Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: