Publicado por: Foco na Natureza | 20/11/2011

PANTANAL NORTE e ALTA FLORESTA (MT)

 

cardeal-do-banhado

LUGAR
Pantanal Norte e Alta Floresta (MT)

CARACTERÍSTICAS DO LUGAR
Este foi um passeio dedicado a conhecer os caminhos pelas estradas do Brasil, saindo de São Paulo, passando pelo Mato Grosso do Sul e Mato Grosso. Passamos por ecosistemas de cerrado, mata atlântica, pantanal e floresta amazônica. Todos estes em pequenos fragmentos, pois a ocupação e desmatamento já são imensos. Deixamos a tristeza de lado e passamos a observar e admirar os focos que restam de estradas e lugares preservados. Nesta época do ano a vegetação está em plena recuperação com o início das chuvas, muito verde e florida; a fauna com muita atividade, afinal estamos na primavera.

COMENTÁRIOS DA VIAGEM
Com um percurso de aproximadamente 5.500km, saimos de São Paulo para conhecer um pouco os caminhos pelas estradas do Brasil, chegando até Alta Floresta, no norte do Mato Grosso, quando aliamos este passeio a um grande encontro familiar, onde fomos comemorar o primeiro aniversário de nosso netinho Caio. Foram dias de muito carinho e emoção.
No retorno, passamos pelo Pantanal Norte, percorrendo a Estrada Parque que sai de Poconé até Porto Jofre. Neste trajeto já é possível encontrar animais pelos lados da estrada, como muitos jacarés e capivaras, além da infinidade de aves, que nesta época estão em grande processo de construção de seus ninhos.
Ficamos mais alguns dias na Pousada Piuval (www.pousadapiuval.com.br) onde, com a companhia do guia Osvaldo, foi possível observar e conhecer um pouco mais sobre características regionais e encontrar pássaros que nos pareciam impossíveis de achar.
Na volta, fizemos um caminho de retorno pela divisa com Goiás e noroeste de São Paulo, o que nos deixou perplexos quanto ao desmatamento, estradas quase intransitáveis e uma multidão de carretas em grande parte do percurso, principalmente nas estadas do Mato Grosso. Mas nada tira a beleza dos lugares naturais que ainda restam. Sempre vale a pena.

DATA
Primavera – de 05 a 15 de outubro de 2011.

CLIMA
Por estarmos no meio da primavera, as chuvas estão retornando no centro-oeste. Os dias são um pouco mais quentes, mas a temperatura em geral foi bastante agradável. Muito interessante como, mesmo durante o dia, sob a sombra de uma árvore, a temperatura é extremamente agradável. Ótima época para este passeio.

ROTEIRO
Ida: 1° dia-  Saindo de São Paulo até por Coxim (MS);  2° dia – Coxim até Lucas do Rio Verde (MT); 3° dia – Lucas do Rio Verde até Alta Floresta (MT)
Volta: Alta Floresta – Lucas do Rio Verde – Poconé (Pousada Piuval) – Alto Araguaia – Chapadão do Sul – São Paulo – neste percurso foram várias paradas para observação e descanso.


FOTOS – Acesse as imagens desta viagem: PANTANAL NORTE e ALTA FLORESTA (MT)

Estando em Alta Floresta, não deixe de visitar a RPPN do Rio Cristino. Veja fotos em Cristalino (março-2011) e Cristalino (maio – 2010); relatos neste blog: RPPN DO CRISTALINO – ALTA FLORESTA (MT)

 

garça moura  cabure

jacaré  lagoa

Anúncios

Responses

  1. Adorei as fotos e o texto. Lindos!


Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: