SERRA DA CANASTRA–POUSADA FECHO DA SERRA – MG

LUGAR

Serra da Canastra – Pousada Fecho da Serra – MG

CARACTERÍSTICAS DO LUGAR

Para  visitar o Parque Nacional da Serra da Canastra a excelente opção ficar hospedado na agradabilíssima Pousada Fecho da Serra.

Um bom caminho é chegar bem cedo na portaria do parque entrando pela face norte, percorrendo toda estrada que se estende pela chapada, onde pode ser visitado vários pontos muito bem sinalizados, como a parte alta da cachoeira Casca Dantas e a nascente do Rio São Francisco  (emocionante).

Se optar por ficar mais um dia na parte alta do Parque, existem poucas opções de pousada, o que recomendamos acertar com agencia de Sacramento, como já  publicado em um post anterior ( ver em  PN SERRA DA CANASTRA – MG).

Descendo a serra, passe- se por São Roque de Minas, seguindo em direção a Capitólio e após atravessar a ponte do Rio Turvo, chega-se à posada Fecho da Serra. Aí começam as boas horas de descanso e atrações a parte.

Se a opção for somente para ficar nos pés da serra, o caminho para quem esta em São Paulo‚ seguir em direção a Passos e, logo depois de Furnas, poucos metros antes da ponte do Rio Turvo,entra-se a esquerda por um pequeno trecho em terra.

A estrada de terra que leva até a pousada, e além da sua entrada, é um caminho que deve ser percorrido para ver os grandes penhascos de arenito, compondo uma bela paisagem.

COMENTÁRIOS DA VIAGEM

Descobrimos a pousada através de indicações de amigos e foi uma grata surpresa: encontramos uma pousada muito aconchegante e com um diferencial a parte, que além de estar dentro de uma  área de cerrado belíssima, conta com a presença constante do Gerson, dono desta preciosidade.

De um entusiasmo contagiante, nos deixa sentir em casa contando suas histórias e apresentando o seu espetacular café da manhã muito mineiro. A mesa posta é de tirar o fôlego (e adeus dieta).

Nosso objetivo nas duas vezes que estivemos por lá  este ano foi a observação de pássaros e uma trilha, muito racial, pela serra da Babilônia.

Já na primeira estadia, no final de maio, tivemos a grata satisfação de fazer um passeio de bote e encontrar três raríssimos patos-mergulhão (Mergus octosetaceus) a poucos metros de distância. Sabíamos que existem em torno de 120 indivíduos na região da Canastra, mas jamais poderíamos esperar de encontrá-los ali, bem na nossa frente. Um belo presente da natureza .

Também recebemos a grata visita do soldadinho (Antilophia galeata) em uma tarde preguiçosa na varanda do chalé. Conseguimos observá-lo nas duas vezes que estivemos por lá: em maio e em julho. Segundo Gerson, que está  tomando gosto pela observação de pássaros,tem presença constante durante todo ano.

Tanto dentro da pousada, como nas imediações, é possível observar dezenas de espécies do cerrado. Além disso, a paisagem no entorno ‚ de tirar o fôlego! Certeza de muitos retornos e lá.

DATA
Maio e Julho de 2.012.

CLIMA
Neste período. durante o dia a temperatura fica próxima de 25oC, com céu muito claro. À noite esfria bastante chegando em torno de 12o .

COORDENADAS
20o 38′ 44″ S   46o 13′ 35″ W

LOCALIZAÇÃO
Localiza-se a sudoeste de Minas Gerais, entre os municípios de Furnas e Capitólio. Limita-se com a parte sul, na parte baixa da Serra da Canastra.

Local Fecho da Serra

ROTEIRO
Existem várias opções de passeios pela região: trilhas radicais para 4×4, passeios pelos cânions, observação da paisagem e de pássaros etc. Vale muito explorar bem a região.
Para mais informações sobre a pousada acesse o site da  Pousada Fecho da Serra.

FOTOS
Acesse as imagens: Serra da Canastra – Pousada Fecho da Serra

IMG_9969IMG_9894

IMG_0054IMG_3894

6 comentários em “SERRA DA CANASTRA–POUSADA FECHO DA SERRA – MG

  1. Estive lá nesse final de semana, um luxo, mas com muita simplicidade! O Gesrsom é um cara muito show !

  2. Olá, estou na Pousada Fecho da Serra, sou irmão do Gerson.
    Ele me falou do trabalho de vocês, e pude vê-lo aqui no site. Realmente é um trabalho fantástico com imagens textos muito bons e que inspiram a amar a natureza. Parabéns.
    A Fecho da Serra também é sensacional, inigualável. O Gerson é “o cara”.
    Grande abraço e continuem com esse trabalho.

    1. Oi Marcos
      Obrigado pelos elogios. Não fosse lugares como este… Ganhamos mais um amigo; realmente o Gerson é especial, assim como a pousada, o lugar, a natureza conservada em seu redor. Só temos que agradecer por ainda ter pessoas com este este espírito. a Natureza também agradece!!!
      Abraços
      Públio & Silvia

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s