Publicado por: Foco na Natureza | 20/04/2013

PARQUE ESTADUAL INTERVALES – SP

IMG_0804

LUGAR
Parque Estadual Intervales – SP

CARACTERÍSTICAS DO LUGAR
O Parque Estadual Intervales é um exemplo do que gostaríamos de esperar nas visitas aos vários parques nacionais e estaduais do Brasil: trilhas bem abertas e monitoradas, hospedagem e restaurante (embora bastante simples, uma excelente alternativa para os madrugadores) recepção e guias especializados. Os passeios devem ser agendados com antecedência, pois existe uma limitação para visitas diárias.
Existem vários roteiros, desde caminhadas por trilhas para a observação de pássaros, fauna e flora riquíssimos da Mata Atlântica, também pode-se conhecer cavernas e cachoeiras inseridas em meio a uma vegetação bem protegida.

COMENTÁRIOS DA VIAGEM
Somos bons frequentadores deste parque, passando por lá pelo menos uma vez por ano. Nosso primeiro passeio guiado para observação e fotografia de pássaros aconteceu em 2005, quando passamos um final de semana acompanhados pelo guia Sr. Luiz: ficamos impressionados com o dom especial que ele tem em escutar o canto, identificar a espécie (sempre primeiro  com o nome científico), nos mostrar com uma paciência sem fim. Além de tudo isso, uma pessoa que nos encanta desde o primeiro momento, por sua dedicação e amor ao que faz. Faça sol ou chuva, ele está sempre pronto a mostrar tudo que a mata esconde aos olhos dos menos experientes.
Nosso último passeio por lá foi no final de setembro de 2012, um dia chuvoso, com o Sr. Luiz e a Bruna (guia de pássaros do Paraiso Ecolodge). Depois de percorrer uma trilha com vários avistamentos de pássaros, em meio a uma mata sempre muito verde e preservada, encontramos um grupo do maior primata do Brasil: o mono-carvoeiro ou muriqui (Brachyteles arachnoides). Foi nosso primeiro encontro com um grupo, com alguns filhotes presos às mães. Mas no instante que perceberam nossa presença, partiram para lugares mais protegidos. Resultado: sem fotos para marcar esse nosso importante registro. Vai ficar para a próxima…

DATA
Entre setembro e novembro – melhor época para a observação de pássaros.
Nos outros meses convém verificar a previsão do tempo para aproveitar as trilhas para caminhadas pela mata.
Nosso passeio mais recente foi em agosto de 2014.

CLIMA
Por estar situada na em plena Serra do Mar, sofre grande influência da umidade vinda do oceano. No outono e inverno as chances de céu claro e tempo seco são maiores; primavera e verão com dias quentes, úmidos e chuvosos, como é próprio de florestas pluviais.

COORDENADAS
Entre as coordenadas S 24º12’ e 24º32’, e W 48º03’ e 48º32’

LOCALIZAÇÃO
O Parque abrange os municípios de Ribeirão Grande, Guapiara, Iporanga, Sete Barras e Eldorado. A entrada principal do Parque encontra-se a aproximadamente 25km de Ribeirão Grande, por estrada de terra muito bem conservada.

Intervales - mapa

ROTEIRO
Sem sair do Parque pode-se aproveitar tudo que a Mata Atlântica oferece (veja TRILHAS a seguir).
Uma opção de passeio com boa estrutura de hospedagem e agendamento de passeios pela região é ficar no Paraiso Ecolodge, já descrito aqui em nosso site: Paraiso Ecolodge. Distante somente 5km da portaria do parque, pode-se estender o passeio para um roteiro mais intenso, pois o Intervales faz quase fronteiras com outros parques na região, como: Carlos Botelho, Petar, Parque do Zizo e a região de Itararé. Para isso, reserve alguns dias a mais, pelo menos um dia para cada passeio.

TRILHAS
Dentro do Parque existem várias trilhas, muitas delas podendo percorrer bom trecho de carro, sempre acompanhado pelos guias locais. No site http://www.geografia.fflch.usp.br/mapas/Atlas_Intervales/oparque.html pode-se encontrar todas as referências para conhecer um pouco mais sobre o parque, inclusive os agendamentos, sempre muito importante para um bom passeio.

FOTOS
Acesse as imagens: Intervales 2014,  Parque Estadual Intervales – 2012 e Parque Estadual Intervales

IMG_0763IMG_0770

IMG_0774IMG_3995

Anúncios

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: