Publicado por: Foco na Natureza | 05/05/2013

AIURUOCA – VALE DO MATUTU

neblina

LUGAR
Vale do Matutu – Aiuruoca /MG

CARACTERÍSTICAS DO LUGAR
O Vale do Matutu, que significa “cabeceiras sagradas”, está localizado entre o PN de Itatiaia e o PE da Serra do Papagaio, em plena Serra da Mantiqueira, a aproximadamente 17km da cidade de Aiuruoca. Área declarada como reserva da biosfera pela UNESCO, é protegida pela Fundação Matutu. Sua vegetação é típica da Mata Atlântica de altitude, com focos de campos de altitude e rupestres, Matas de Candeia e Mata de Araucária. Um santuário de fauna e flora!
Pelas encostas da Serra do Papagaio pode-se ver de longe as várias cachoeiras cristalinas tingindo de branco a imensa área de vegetação, muito verde e tingida pelas flores azuis e amarelas das quaresmeiras e cambarás, que se espalham por todo lado. Sem contar nos vastos campos de Araucárias ainda preservados.

COMENTÁRIOS DA VIAGEM
Passamos três dias em contato direto com toda esta natureza, onde foi possível ouvir somente o barulho das cachoeiras e dos cantos dos pássaros. Todas as noites fomos brindados com a lua decrescendo, indo para a minguante, de uma cor amarelada indescritível no seu nascimento. Ficamos hospedados na Pousada Ananda Matutu, onde ficamos em um chalé distante de qualquer burburinho. Quase nem era preciso sair do chalé, pois ali mesmo já tínhamos uma vista maravilhosa, como a da foto ao amanhecer (no início desta descrição). Dentro da área da pousada fizemos uma pequena trilha que nos levou até a cachoeira Ananda: lugar de muita paz, em meio da mata. Na volta, fomos brindados pelo grande vôo do gavião-pega-macaco, nossa primeira avistagem desta imensa ave.

IMG_4623IMG_4613

Sair mesmo, somente para almoçar no Restaurante da Tia Iraci. Muito simpática e sempre pronta a oferecer o que tem de melhor da boa comida mineira. Para chegar até lá, deixa-se o carro próximo ao Casarão, como é conhecida a sede de visitantes, para entrar no caminho que leva até a comunidade. Um percurso de quase 900m, ente bosques de Araucárias e pequenos riachos, com uma vista para as encostas das serras. Para quem tiver fôlego, existem várias trilhas que levam a cachoeiras e ao topo do Pico do Papagaio. Mas a vista de longe já vale o passeio.

IMG_4593

DATA
Este passeio aconteceu entre 29 de abril e 2 de maio de 2013.

CLIMA
Nesta época, o clima já começa apresentar características de tempo seco e início de frio, com os dias e noites de céu claro. As temperaturas variaram de 12 a 30o C, comum para regiões da Mantiqueira situadas a 1.300m de altitude.

COORDENADAS
Entre as coordenadas S 22o 04’ 00” 24º32’  e W 44o 33’ 00”

LOCALIZAÇÃO
Localiza-se a aproximadamente 380km de São Paulo, chegando-se em Auriuoca; de lá, percorre-se mais 17km por estrada de terra bem conservada e sinalizada, acompanhando a encosta da Serra do Papagaio.

Matutu

FOTOS
Acesse as imagens: Aiuruoca – Vale do Matutu

tesourapico papagaionoitebem-te-vi

Anúncios

Responses

  1. Muito bacana este site de vocês.
    Abração!


Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: