ATUALIZAÇÃO – PASSEIOS EM 2015
Depois de um alguns anos sem ir pelos lados da Serra da Bocaina, retornamos este ano nos feriados de 25 de janeiro e 9 de julho. São 15 anos de passeios neste lugar que “descobrimos” no ano 2000 e que, acompanhado em várias idas à esta pousada, podemos vivenciar como a natureza tem a capacidade se se recuperar quando encontra pessoas que se dispõe a deixá-la em seu estado natural.
Encontramos Bruno e Lili, agora com a Branca já uma linda mocinha, demonstrando todo amor, carinho e dedicação à uma área de belíssimas paisagens, com áreas quase intocadas nestes 15 anos.
Nesta nossa última estadia, com dias de céu muito azul e um friozinho típico de 1.200m de altitude, todos os dias, às 8:00hs da manhã, os pássaros literalmente faziam filas nos comedouros.
Dezenas de sanhaçus-de- encontro-azul, saíras-amarela, canarinhos, japus, tecelões, sabiás, beija-flores e até um casal de peito-pinhão, em bandos, já aguardam a chegada do Bruno para abastecer os comedouros. Um espetáculo!!!
Saindo pelas trilhas ou mesmo próximo aos chalés, foi possível fotografar várias espécies de aves, além de receber a visita na árvore ao lado da janela de um bando de jacus e do maravilhoso tangará.
O silêncio verdadeiro de uma região pouco habitada, podendo ouvir todos os sons da natureza, ao visual impecável da Mata Atlântica, o contato forte com a natureza é complementado pelo aconchego no chalé, boa comida e excelente seleção musical.
Em todas nossas idas sempre volto com uma lista de novidades do jazz,pois o Bruno é realmente um grande conhecedor . Mais uma vez, continuamos indicando este refúgio à todos que amam um passeio pela natureza.
Fotos que por si só complementam este relato em: Pousada da Terra – Serra da Bocaina

PASSEIOS ENTRE 2000 E 2010

CARACTERÍSTICAS DO LUGAR
Pousada situada em um dos lugares mais reservados da Serra da Bocaina. Possui trilhas belíssimas com cachoeiras, flores e pássaros das mais variadas espécies.
As trilhas dentro da pousada são suficientes para um passeio de três a quatro dias, sendo que a Cachoeira do Bracuí é imperdível. Em dia de sol e céu aberto, principalmente no outono/inverno, tem-se uma vista de tirar o fôlego.
Trilhas, como a que chamamos de “trilha dos dinossauros”, apresentam uma vegetação densa, representação máxima da Mata Atlântica. Além das trilhas dentro da área da pousada, tem-se inúmeras alternativas por estradas (4×4) na região com várias cachoeiras. Passeio imperdível.
COMENTÁRIOS DA VIAGEM
Além dos passeios pelas trilhas, esta pousada tem um diferencial a parte: o Bruno, dono da pousada, tem um conhecimento de música que jamais vi igual. As seleções musicais que ele apresenta na Taberna é para admirar. Muito jazz e instrumental brasileiro. Com suas dicas, hoje tenho uma coleção de grandes álbuns e nomes musicais que jamais imaginaria existirem. Qualidade máxima.
DATA
Quase todos os anos, desde o ano 2.000.
CLIMA
Por estar a 1.400m de altitude e quase no espigão da Serra do Mar, sofre muita influência das variações de tempo vindas do litoral. No outono e inverno os dias são mais claros, com menor nebulosidade; uma neblina logo após o almoço, entrando pelo vale do Bracuí, é quase constante. A noite, um friozinho de montanha. No verão, sujeito a chuvas regulares, como é próprio de área de floresta de montanha.
COORDENADAS
22 51′ 20″ S 44 26’51” W

LOCAL
Localiza-se na parte alta da Serra da Bocaina, a 1.400m de altitude, distante 32km de Bananal – SP, com acesso por estrada SP mista asfalto (subida da serra) e terra, normalmente em boas condições.
ROTEIRO
Ver site da Pousada da Terra: www.serradabocaina.com.br
TRILHAS
Para fazer o download gratuito do GPS Track Maker, clique aqui
Baixe roteiro para as trilhas pela Pousada da Terra – Serra da Bocaina
FOTOS
Acesse as imagens da Pousada da Terra – Serra da Bocaina no Flickr do Foco na Natureza.




HOSPEDAGEM
Pousada muito charmosa, com várias opções de acomodação. Elegemos o bangalô nossa “casa de campo”, pois fica mais distante da Taberna (refeições e encontros) e mais próximo das trilhas
GUIA
Não é necessário guia para as trilhas.