Publicado por: Foco na Natureza | 10/04/2016

BOM JARDIM E S. JOSÉ DO RIO CLARO – MT

Lagoa Azul - Bom Jardim

LUGAR

Bom Jardim – distrito da cidade de Nobres, localizados nas proximidades do Parque Nacional da Chapada dos Guimarães e de Cuiabá – MT.

São José do Rio Claro – município localizado na porção centro-oeste do Estado cerca de 300km ao norte de Cuiabá.

CARACTERÍSTICAS DO LUGAR

Bom Jardim situa-se nos limites da Serra Azul, ao norte da Chapada dos Guimarães. Muito procurada pelas atividades de ecoturismo, pelas suas características geológicas, seus atrativos são muito semelhantes aos de Bonito – MS. Águas transparentes em meio à uma vegetação bem preservada, está tornando um ponto de referência turística na região.

São José do Rio Claro – abriga as nascentes de alguns dos mais importantes rios do Mato Grosso. Entre eles está o Claro, com margens preservadas que servem de cenário para pousadas e hotéis. Já o rio Arinos guarda em sua extensão diversas ilhas, lagoas e histórias de antigos seringueiros.

Roteiro Bom Jardim - Jardim da Amazônia

COMENTÁRIOS DA VIAGEM

Bom Jardim: Tudo começou quando decidimos fazer nossa viagem para Alta Floresta de carro em agosto de 2015. Como o caminho é longo, procuramos aproveitar o roteiro para conhecer nossas paradas. Já estávamos pensando em parar em Nobres, quando ficamos sabendo que em um sítio nas proximidades havia um ninho de gavião-de-penhacho. Bastou este motivo para definir nossa primeira parada. Grata surpresa! Passamos um dia especial no Sítio São José – Cerquinha, quando fomos recebidos pela delicada e sensível Dna. Maria Alice e Sr. Silvio, que nos ofereceu uma bandeja de pãezinhos-de queijo saindo do forno. Daí, fomos percorrer uma das trilhas internas do sítio à procura do ninho. Em todo percurso, vários pássaros pelo caminho, com a companhia adorável deles sempre nos mostrando detalhes da natureza. Passamos quase o dia inteiro e já no final da tarde, o filhote se apresentou. Foi muita emoção não só pela possibilidade de fotografar este belo pássaro, mas muito mais por ter encontrado pessoas tão especiais. Dia que jamais esqueceremos.

Gavião-de-penacho / Ornate Hawk-eagle / Spizaetus ornatus

Nas conversas de final de tarde, ficamos sabendo de mais um lugar para bons passeios: a Pousada Jardim da Amazônia . Seguimos em frente, 150km rumo norte no município de São José do Rio Claro, em busca de mais aventuras. Outra boa descoberta: paisagem diversa, bioma misto de Cerrado e Amazônia. Tanto que conseguimos fotografar o tão raro Tiê-bicudo, com habitat bem defino em áreas de Cerrado, e o Anambé-pombo, típico de áreas de Floresta Amazônica. Um lugar recomendável não só pela variedade de espécies de pássaros como também pela beleza dos passeios.

 Tiê-bicudo/Cone-billed Tanager/Conothraupis mesoleuca

Anambé-pombo/Bare-necked Fruitcrow/Gymnoderus foetidus

DATA

De 30 de agosto a 2 de setembro de 2015

CLIMA E BIOMA

Em agosto e início de setembro o calor e o tempo extremamente seco fazem com as temperaturas sejam bem elevadas. É uma época de espera das chuvas no Cerrado.
Paisagem tipicamente de Cerrado, com transição e manchas características da Amazônia.

COORDENADAS
Bom Jardim:   14o 33′  00″ S      55o 52′ 10″ W  (elevação ~260m)
Pousada J. da Amazônia:  13o 30′  00″ S      56o 38′ 10″ W  (elevação ~340m)

FOTOS

Para ver mais fotos deste passeio acesse o link: Bom Jardim  (Nobres) – MT


Anúncios

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: